terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

RIA FORMOSA EM LUTA POR MAIS FORMOSURA!

A convite dos eleitos pelo circulo eleitoral do Algarve do PSD, o Olhão Livre e a presidente da Comissão de Moradores da Ilha da Culatra, pronunciaram-se sobre os esgotos directos para a Ria Formosa.
Pela parte que nos toca, e sempre o dissemos, estamos dispostos a colaborar com todos os partidos para que se resolvam os problemas da Ria, embora não alimentemos ilusões quanto ao futuro sombrio que paira sobre a população nativa da Ria Formosa..
A amostragem dos esgotos directos e sem qualquer tratamento começou pelo esgoto da Marina,
 

 seguindo-se o do T .

 
e finalmente o da Doca e perante os factos, os deputados farão chegar ao Ministério do Ambiente a informação da necessidade de se resolver este problema.
A foto do esgoto da doca foi retirada do site do Movimento Civico Avisar Toda a Gente, e é o que acontece sempre pela calada da noite e sempre que há uma avaria na estação elevatória do Bairro 11 de Março.
Pelo meio e de forma tímida, o vereador eleito pelo PSD e o seu comparsa presidente da Assembleia Municipal ainda tentaram aliviar ou branquear a situação, falando de supostas monitorizações e comportas.
O despacho de 27 de Fevereiro de 2014 do secretario de estado do mar, atribui às autarquias a responsabilidade da monitorização da rede de águas pluviais. O Pina sabendo que mais dia menos dia seria confrontado com amostragem das monitorizações, encomendou esse trabalho mas para a Rua 18 de Junho que nada tem a ver com o problema em causa, mas não procedeu à monitorização da rede nas Avenidas, na Rua da Majuca ou na Rua Gil Eanes onde de facto reside o problema.
Eduardo Cruz, que não descola do Pina, ainda falou nos corantes que jogaram para detectar que afinal eram os esgotos da Docapesca que estavam ligados à rede de águas pluviais, mas esqueceu-se que o problema não é esse e nem é assim que se resolve.
Na verdade, é necessário recorrer a um robot para detectar a origem das ligações tal como fizeram na Rua 18 de Junho. Só que a Câmara Municipal de Olhão foge disso porque sabe o que fizeram ao longo dos anos permitindo, quando não assumindo, as ligações de esgotos à rede de águas pluviais, e que a correcção dos crimes cometidos representam elevados encargos para a autarquia, ainda assim bem menores que os prejuízos provocados a quem vive da Ria.
Mas não só dos esgotos directos se falou. Também, aproveitámos para alertar os deputados para a questão das concessões que terminam em Junho e para a reclassificação das zonas de produção, uma vez que já se passaram 15 meses depois da desclassificação.
As analises efectuadas ao longo dos tempos permitem dizer que, no mínimo, as zonas de produção podem ser classificadas como sendo B, permitindo o regresso à actividade normal.
Estranhamento, e talvez porque os eleitos locais vivam distantes da realidade da população da Ria, não vislumbramos nenhum autarca a levantar este tipo de problemas, quando a iniciativa deveria partir deles porque o mandato que receberam foi precisamente para representar e salvaguardar os interesses dos eleitores.
Verificamos que da parte dos eleitos locais pelos partidos do arco da governação, a única preocupação, não é o progresso e bem estar do eleitorado que prometeram defender, mas exclusivamente manter a feira de vaidades em que transformaram este poder.
As zonas de produção de bivalves e as concessões, são talvez os aspectos mais importantes da actividade económica do concelho, não só porque se trata de mais valias locais que acabam por ser redestribuidas pelo comercio local e num volume de negócios que nenhum outro sector consegue superar. Assim da qualidade ambiental da Ria, não dependem apenas os produtores mas toda a cidade, razão mais que suficiente para que todos os olhanenses abracem a defesa da Ria Formosa.
SALVEM A RIA FORMOSA!
REVOLTEM-SE, PORRA!

3 comentários:

Anónimo disse...

força que nãolhes falte a forças nos dedos pata teclar e denunciar todos esses crimes e negociatas que estão a fazer na ria formosa em olhão e em faro com o fechar de olhos das autoridades,e com o apoio dos vereadores do psd de olhão,e do sebastião coelho o vereador da cdu por incrivél que pareça.

Anónimo disse...

O vereador do PSD eduardo cruz o que fazia nesse encontro? é que ele na CMOLhão é mais uma muleta do Pina que vereador do PSD.

L.Pedra. disse...

quando é que o Presidente da CMOlhão Antonio MIguel PIna, coloca fim a este CRIME e a esta VERGONHA para a cidade de Olhão?
Será que a Concelhia do PS em OLhão nãi sabe disso e se sabe porque não toma posição? A concelhia do PS em OLhão é a favor ou contra estes crimes?