sábado, 11 de abril de 2015

Faro S.O.S Ria Formosa! Salvem a Ria Formosa pois é a Poluição é que mata a Ria Formosa!


 As afirmações do ministro do  ambiente  Jorginho mentiroso, que  afirmou  TVI no dia 9deste mês,  às 22h que" O Domínio Publico, é de todos e não é capturável  para alguns". fez-me vir à  memória que a C.M.Faro, está ilegal ao utilizar espaços do  Domínio Publico Marítimo, para manter uma lixeira a céu aberto, numa zona do Domínio Publico que devia ser de todos.
Na foto vê-se o ministro no seu ambiente preferido roubar aos mais fracos para encher as algibeiras do governo

null
Em  Maio de 2011 era então Macário Correia presidente da CMFaro, e num passeio pelo Cais Comercial de Faro, deparei-me,com várias situações que me revoltaram e  achava que constituíam  um crime ambiental e publiquei com as fotos em baixo publicado.
Hoje passados quase 4 anos a lixeira continua lá só foi retirada a sucata, pois  foi a única coisa que Macário Correia fez foi retirar as carcaças velhas dos automóveis, pois com  venda da sucata ainda fez uns cobres para a endividada CMFaro, e pensava que nos calava,com essa acção.
O Polis gastando dinheiro publico retirou uns restos de uma embarcação abandonada, de uma empresa que durante anos sacaram areia da Ria Formosa.

Perante as afirmações do Ministro do mau  ambiente  há TVI,  pergunto como será  possível, o presidente mentiroso (pois mente quando afirma aos orgãos de comunicação social, que Faro não tem esgotos tóxicos directos para as aguas da Ria Formosa), da C.M.Faro Rogério Bacalhau, manter  esta lixeira a céu aberto em actividade, numa Zona que faz parte do Domínio Publico Maritimo ou seja, é uma zona de todos.
O local onde a CMFaro mantêm essa lixeira a céu aberto,  faz parte da Rede Natura 2000 faz parte da  Zona de Protecção Especial da Ria Formosa, faz parte da Zona Húmida da Ria Formosa, e que faz parte da Convecção Ramsar, e ao abrigo da diretiva AVES, a Ria Formosa está classificada como zona húmida de importância comunitária como habitat de aves aquáticas, o site da CMFaro alerta as pessoas para a importância da Ria Formosa, e para a sua importância, mas há anos que mantêm uma lixeira activa nessas zonas tão protegidas.
Todas  as entidades oficiais  que tutelam o ambiente e sabem desse crime o que fazem?  Nada pura simplesmente fecham os olhos pois quem comete o crime é Rogério Bacalhau presidente da CMFaro, que foi eleito pelo PSD,  partido que está  no poder. O estado de direito em Portugal é assim mesmo!

Gasta-se milhões para demolir casas construídas na Praia de Faro e nas Ilhas e Ilhotes na Ria Formosa, há vista de todos as autoridades há dezenas de anos, enquanto o presidente  mentiroso da C.M.Faro,  mantêm esta lixeira  a poluir a Ria Formosa,sem que as autoridades que tutelam o ambiente façam o que tem de fazer proceder criminalmente contra o poluidor.Ou como o poluidor é um presidente de uma autarquia  como é Rogério Bacalhau, pode poluir à vontade?
São só as casas dos descamisados da Ria Formosa , que estão em Domínio Publico que é de todos?
Em defesa  da Ria Formosa e em defesa de um verdadeiro estado de direito assina esta petição:http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT76743http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT76743
Quantos anos mais irá ser mantida esta lixeira a céu aberto?
 Este crime ambiental por detrás dos Estaleiros da CMFaro no Cais Comercial vai continuar sem que se castiguem os responsáveis?
Quantos anos mais irão  contaminar o ambiente os resíduos  maléficos para o ambiente que entretanto se espalham por toda aquela área sensível, sem que as autoridades façam algo para colocar fim a este atentado ao ambiente da Ria Formosa?

quinta-feira, 19 de maio de 2011


Faro - S.O.S. Ria Formosa

Sucata e lixeiras ilegais junto ao Cais Comercial, no domínio público hídrico, com o aval da Câmara Municipal de Faro . Imagens valem mais que mil palavras.

Sem comentários: