sexta-feira, 15 de maio de 2015

Em defesa da Ria Formosa a Luta Continua! Hoje em Faro reuinão com o minstro do ambiente!



Esta tarde ás 14.30 o Ministro do mau ambiente Jorge Moreira da Silva vem a Faro, reunir  com a Polis os presidentes das autarquias de Olhâo e de Faro e com os representantes dos nucleos de moradores.
As eleições estão à porta e as demolições a irem para a frente colocam  em jogo mais de 5000 votos o que é muito voto.
Em periodo de pré-campanha eleitoral não admira que as demolições sejam suspensas.
As pessoas devem de pensar as formas de luta a adoptar e exigir responsabilidades, preto no branco  não só para parar as demolições, mas sim ordenar as construções e legalizar as mesmas, como acontece na Ilha da Armona na Praia de Faro e na zona Oeste da Ilha do Farol.
O argumento que essas consttruções estão construidas em Dominio Publico Maritimo, cai por terra ao ver que em 2009 a CMOLhão a ARH a CCDR e o PNRF autorizaram a construção de cerca de 90 apartamentos de luxo, nesse mesmo Dominio Publico Maritimo na zona ribeirinha da Fuzeta. o Condominio fechado DELMAR VILLAGE, alterando as quotas do terreno com entulho dos residuos perigosos dessa mesma construção, para construir uma piscina e jardins privados que impedem as pessoas de circular na maré cheia para admirar a Ria.
Como diz o Ministro o Dominio Publico não pode ser capturável por alguns, mas  neste caso os poderosos usurparam esse Domino Publico com todas  as autoridades fechar os olhos.


 Nas proximidades desses 92 apartamentos de luxo encontra-se este colector de esgotos dentro do leito da Ria ,situado a 200 metros da Praia de Bandeira Azul da Fuzeta Ria, vê-se pelas imagens que o que sai de lá é veneno puro que tem dado origem a várias doenças dos frequentadores dessa Praia de Bandeira Azul.

Como diz e bem Silvia Padinha é a Poluição que Mata a Ria Formosa, não são as casas  dos mais desfavorecidos, que querem demolir, deixando as dos poderosos de pé, e este esgoto tóxico que verte veneno no T  local de embarque em Olhão para as Ilhas da Armona Culatra e Farol,é da responsabilidade de António Pina que declarou que tinha 500 000€ para acabar com este e outros crimes mas que até hoje nada mudou.

Também em Faro se encontra outros crimes cometidos por Rogério Bacalhau, como é o caso deste esgoto situado nas ruinas de um antigo Moinho de Maré ao pé da Horta da Areia. .
Rogério Bacalhau afirma à boca cheia que Faro não tem esgotos tóxicos diretos para as aguas protegidas da Ria Formosa, aqui fica mais uma vez a prova que Bacalhau é um aldrabão de 1ª, pois as imagens não são forjadas são sim  uma triste realidade,que tem destruido todo o sensivél ecosistema daquela zona trasnfromando um sapal cheio de vida no local de lams pretas e podres, que emitem um cheiro nauseabundo.



Também no seguimento da constestação à poluição vem o governo anuciar que vai acabar coma ETAR Poente de Olhão que lança veneno através das suas escorrências, nas Aguas de Producção de Bivalves de Sal Tradicional e de Flor de Sal.
 Esta foto revela bem a qualidade do veneno que sai dessa ETAR directa para as agua que deviam ser protegidas.
Esperemos que os representantes das associações presentes na reuinão com o ministro lhe digam que a nova ETAR prometida para Faro é mais do memo pois o tratamento é o mesmo que existe e as aguas desses escorrência da nova ETAR vem dar à Garganta uma das zonas de maior produção de bivalves passando esse veneno por várias salinas que produzem Sal Tradicional e Flor de Sal.
Ou seja mais do mesmo, em vez de utilizarem essa agua para a rega para a agricultura como já se faz no concelho de Loulé onde se está a aproveitar as aguas da ETAR de Salir que antes descaaregavam para os lençõies freáticos e agora regam um pomar de alfarrobeiras.
Fuzeta. como para colocar fim de uma vez por sempre à poluição na Ria Formosa tenha ela origem nas autarquias de Olhão e de Faro tenha ela origem nas ETARs assasinas da Aguas do Algarve no caso das ETARs de Olhão POente e de Faro Nascente.
Também o plano de dragagens deve ser contestado pois não se admite que o dessasoreamento da Barra da Fuzeta não se faça, e só se gaste cerca de 700000€ na Barra da Armona quando toda a zona da Armona está assoreada obrigando as pembarcações de pesca a perda de tempo para entrar na barra do Farol,e a gastos enormes de combustivél.
Hoje as promessa vão surgir aos montes mas não se esqueçam as eleições estão à porta e tudo o que for conseguido deve ser colocado preto no branco pois como se sabe os politicos,costumam fazer da boca cu e, hoje dizem uma coisa e depois de eleitos dizem outra.
A Luta continua!






Sem comentários: