terça-feira, 19 de maio de 2015

OLHÃO: PORTO DE PESCA OU DA CACA?






As imagens acima, foram recolhidas ontem à tarde, cerca das 16:30 por leitor atento que no-las fez chegar e que desde já agradecemos.
Em tempos, a Câmara Municipal de Olhão descobriu, ao fim de 14 anos, que a antiga ETAR do porto de pesca estava ligada ao cano de águas pluviais que existe no topo norte. Foi então feita uma obra provisória, sendo instalada uma válvula que iria corrigir o problema.
Agora, a ETAR do porto de pesca, faz este lindo trabalho.
Poderão, alguns leitores menos atentos, dizer que foi colocada uma tela para impedir o alastramento da poluição parecida com aquela que utilizam para os derrames de petróleo. E porque está prestes a iniciar-se a exploração de petróleo na nossa costa, ficamos na duvida se não terá sido um mero exercício, um treino para ver o resultado.
No caso, ainda que esteja controlada a poluição flutuante e de superfície, não o está aquela que vai dissolvida nem em suspensão, mal se percebendo porque não retirada antes por bombagem para um tanque e com destino à ETAR nascente de Olhão. Será pelos custos? Mas e os custos da poluição?
E porque falamos de poluição, o principal problema da Ria Formosa, lamentamos que a miniatura de ministro do ambiente não tenha ficado pela província e vir assistir a esta cena, assim como o microcéfalo Sebastião Braz Teixeira não se venha inteirar pela forma com decorreram os trabalhos.
Apesar de o espaço ser tutelado pela DOCAPESCA, em matéria ambiental deveria chamar os responsáveis pelo ambiente no Algarve e fazer acompanhar a intervenção pelos guardas da natureza.
É o quero, posso e mando da administração publica no seu melhor, sem o mínimo de respeito pela legislação ambiental e depois vêm falar de ilegalidades, sabe-se lá com que moral.
Onde estão agora os defensores do ambiente, essa corja que perante os crimes do estado, tudo silencia?

6 comentários:

Anónimo disse...

O objectivo do governo e do pólio é deixar isso ir para a ria, para os viveiros dos senhores do costume e para alimentar os peixes, partilhar para que toda a população portuguesa possa comer, não devem ser só os políticos, polis e ministros a ter MERDA na cabeça.
Tenham calma que chega para todos.

Anónimo disse...

vergonha atrás de vergonha crime atrás de crime e andam eles os mandantes de nariz empinado com tanta merda que descarregam para as aguas da Ria Formosa.
Só num país faz de contas é que esses crimes acontecem anos e anos sucessivamente, sem que ninguém seja chamado à pedra ou à barra do tribunal.

Anónimo disse...

aqui fica a questao
em tempos contratei uma empresa para me esgotar a fossa, e paguei e o senhor disse que parte do que recebeu era para pagar á etar para descarregar tinha de pagar tambem.
Sera que esses tractores de empresarios privados e camioes como esse da algarlixo que vao descarregar ai na doca pagam alguma coisa ou é mais um modo de fugirem . pois eles descarregam ai e a camara é que paga o tratamento das aguas na etar.
pois ja vi muitas vezes senhores com tractores a descarregar ai na doca os degectos. quanto ao tema do publicado é de relembrar que essa tal baia de protreccao so evita o espalhamento do que flutua e como é obvio so evitou depois de colocada.
ja agora para que numero e a quem a populacao deve ligar quando ve um tractor a descarregar na doca?

Anónimo disse...

O interesse deles e outro ambiente o que lhes enche os bolsos tudo em nome do ambiente o que vale e que isto neste momento já esta a passar fronteiras vamos ver no que da só as casas das pessoas das ilhas e que faz mal amanhã e a tomada de posse dos hangares será outro 27 abril ? Vamos todos dar uma ajuda porque somos todos portuguêses sai um barco do hotel as 8 h

Anónimo disse...

hoje passei la no local qual o meu espanto quando vejo que a baia retentora ainda la se encontra mas devido ao desnivel entre a prea mar e a baixa mar a baia deixa passar os resíduos espalhando pela margem norte da doca. sera que ainda niguem poderia ter removido os residuos de lá passado estes dias Sr. Terramoto vá la ver

Anónimo disse...

Então onde anda o pina que não sabe disto. Aposto se o Srº Presidente soube.... tratava do assunto como vez no farol e hangares quem anda ai com o dinheiro dos municípios de Olhão a defender casa ilegais, e não trata da miseria votovoto