sexta-feira, 29 de maio de 2015

RIA FORMOSA: POLUIÇÃO ENTRA EM CAMPANHA ELEITORAL!

Há mais de um ano que a Assembleia Municipal decidiu empossar uma Comissão para na despoluição da Ria, mas como vai sendo habitual. só reuniu uma vez e nada se discutiu a não ser que se deveria consultar algumas associações.
Passado todo este tempo e quando já ninguém se lembrava da existência daquela Comissão eis que se resolvem a proceder à audição das ditas associações, algumas delas que mais não têm feito que branquear a poluição na Ria ou nunca se pronunciaram contra ela. Felizmente nem todas são assim!
As questões ambientais integram um conjunto de direitos difusos, transversal a toda a sociedade, que não se esgota nas associações convidadas, e que deveria ser aberta a todos os interessados na situação da Ria Formosa, independente de ser produtor ou do exercício de qualquer actividade económica ou social.
Se ao longo dos anos alguém se pronunciou contra a poluição da Ria Formosa, foi precisamente o Olhão Livre, com trabalhos e documentação apresentada, mas nenhum dos autores foi convidado para se pronunciar sobre tão importante matéria.
Tal não acontece por acaso. Em primeiro lugar, porque quem preside à Comissão é o próprio presidente da Assembleia Municipal, Daniel Santana, que aproveita esta oportunidade para fazer o frete ao deputado do seu partido, Cristóvão Norte, em torno dos esgotos directos existentes em Olhão, sem falar nos de Faro.
Claro que o objectivo não é tratar do tema poluição na Ria, porque senão teria de pôr em causa as ETAR, as velhas ainda em funcionamento mas também a nova, construída à revelia da Lei pelo seu partido e do meia leca em ministro do ambiente, e que não deixa de ser a nova fonte de poluição apesar de ser embrulhada no melhor celofane!
A reunião agendada, integra-se assim num plano que visa as próximas eleições e correspondendo à necessidade de limpar a imagem deixada pela onda demolidora do PSD, o partido do presidente da Comissão.
Pelo nosso lado até ficamos satisfeitos por não sermos convidados, já que teríamos de manter a nossa postura desagradável contra todas as entidades publicas envolvidas e que na sua maioria pertencem ao PSD, como o presidente da CCDR, David Santos, da ARH e POLIS, Sebastião Braz Teixeira ou o ex-cortador de relva do Estádio d Algarve, agora a dirigir o Parque Natural da Ria Formosa, sem esquecer um Bacalhau tão podre quantos os esgotos directos de Faro, e como não podia deixar de ser, o nosso "amigo" Pina.
Alguns membros da Comissão têm conhecimento e sabem que o Olhão Livre tem conhecimento mais que suficiente para uma discussão profunda desta matéria e ignoram-nos premeditadamente, não só pelas criticas que temos a fazer como para as soluções que podem evitar este cancro ambiental.
Mas não não deixamos de dizer aos deputados municipais que compõem a distinta Comissão, que a cada dia que passa, aumentamos o conhecimento e a documentação de suporte sobre o tema, que desde já entendemos não lhes dar a conhecer a não ser sem que procedam a uma audição publica de todos, aberta à sociedade olhanense, em geral, porque aquilo que afinal pretendem, não é uma discussão seria e profunda sobre a poluição e suas consequencias para a Ria Formosa.
FORA COM ESTA COMISSÃO!

5 comentários:

Anónimo disse...

Teriam que ser convidados porquê?
O Zé Apolinário é o presidente da assembleia municipal de faro e não foi convidado.
Mais interessante é contestar que o senhor Pina vale pouco, mas agora devido aos camaleões já vale muito.
Deviam-se procurar quantas cobras existem no concelho de OLHÃO, não tenham duvidas serão em maior quantidade que os camaleões começando pela cobra maior que foi do PC e que ocupou muitos cargos do PS e agora dedica-se por ACASO aos mais desfavorecidos.
Obrigado meu Deus pelos filhos que nos dás.

Anónimo disse...

Comissões, grupos de trabalhos, grupos de amigos e outros grupos, só servem para mamar nas tetas do povo. Aldrabões e vigaristas, estamos nós fartos, tenham vergonha!

Anónimo disse...

ainda hoje a doca estava xeia de merda de novo e la estava o camiao da algarlixo e desentupir o colector mas na realidade está é a fazer a transfega de residuos do esgoto residual para o pluvial e que acaba por sair no esgoto frente á bela olhao. a doca era so agua negra gordura e merda...
mas niguem faz nada contra essa canalha que todos dias envenena a ria.
como é legar as empresas de residous terem permissao para descarregar na doca?
em pleno dia e niguem faz nada?

Anónimo disse...

dia 28 junho acabam as concessoes dos viveiros da ria ou seja a menos de um mes e nada se sabe.
se vai a leilai, se acabam, se renovam por 2 anos, por 10 anos nao se sabe nada que Pais é este que se deixa as pessoas assim sem saber o futuro?

a.terra disse...

Ao comentador das 21:50
De facto não tinhamos que ser convidados, mas por razões de bom senso, conviria que o fizessem, pela simples razão de que somos aqueles que mais e melhor documentação tem sobre o assunto e que estamos em melhores condições para combater este flagelo. Mas aceitamos que não o façam, não nos venham depois pedir apoios.
Daniel Santana assistiu a uma sessão publica onde o problema foi discutido e sabe-o. Mas atenção que o Santana é apenas o presidente da Comissão e não a Comissão e segundo julgamos saber, o resto da Comissão não foi convocada.
Seria tambem interessante saber quais os criterios adoptados na escolha dos convidados porque sabemos que uma das associações colaborou, ao longo dos tempos, no branqueamento da poluição e até enalteceu as excelsas qualidades da agua da Ria Formnosa; uma outra que nunca se pronunciou sobre o problema. Criterios!
Já quanto ao Apolinario só devria ser chamado para explicar quando é que põem fim as esgotos directos em Faro, embora, se o quisesse, colaborar no combate à poluição da Ria, mas a sua fidelidade partidaria, impede-o. Melhor, porque enquanto secretario de estado das pescas, nunca se opôs e silenciou o impacto negativo para a produção de bivalves.
Quanto aos Pinas, parece ser por de mais evidente qual a nossa posição.