sexta-feira, 5 de junho de 2015

Olhão celebra o Dia Mundial do Ambiente com crimes ambientais contra a Ria Formosa!




Quem está a destruir  habitats  protegidos  em Zonas Húmidas  na Ria Formosa,  para construir um passadiço em frente aos 92 apartamentos de luxo do DELMAR VILLAGE, construídos ilegalmente em Domínio Publico Marítimo na  Fuzeta?





 
 
No local das obras não há painel informativo sobre quem está a  fazer a obra.

Será uma tentativa de legalizar o crime de impedimento de acesso da população às margens marinhas da Ria Formosa?
Sabe-se que não se pode  fazer obras nas zonas que incluam a destruição de espécies e habitats com os mais altos graus de protecção ambiental (nacionais e comunitários) como é o caso da Zona Húmida da Ria Formosa.
Assim sendo quem autorizou as obras?
Quem é o autor do crime? Os donos do  DELMAR VILLAGE?
O presidente da CMOlhão António Miguel Pina? 
O presidente da Junta de Freguesia de Moncarapcho/Fuzeta?
Será que o ICNF  foi consultado?
Será que a APA e o seu director Sebastião Brás Teixeira  deu autorização para mais este crime?
Será que informaram o director do PNRF?
Será que tem licença?






Hoje para celebrar o Dia Mundial do Ambiente a CMOLhão e o seu presidente, que tão zelosos são na defesa do camaleão, permitiram esta tarde, mais uma das célebres descargas de esgotos tóxicos para dentro da Docapesca em Olhão.




Pela lei não pode haver esgotos tóxicos sem tratamento, directamente para a Ria.
Nós no Olhão Livre já temos calos nos dedos de tanto escrever sobre estes crimes e alguns doutos da dita justiça já  devem ter os olhos cansados de ler as queixas feitas pelo Movimento de Cidadania Activa "Somos Olhão” e por António Terramoto,  um cidadão que tem dado a cara como poucos, na denúncia dos crimes ambientais na Ria Formosa. No entanto o que a justiça tem feito é mandar “cartas de amor” a dizer que os venenos que correm directos para a Ria Formosa são águas pluviais.


Aqui deixamos uma nova imagem tirada hoje e o interessante é que hoje, dia 5 de Junho, dia em que se efectuou mais uma descarga assassina, não choveu. Há mais de um mês que não chove em Olhão, então de onde vêm essas águas pluviais?
O que é certo, é que o veneno não pára de correr, neste e nos outros pontos de descargas directas,  para as águas protegidas de cultivo de bivalves, de peixe e uma das maiores zonas de produção de sal tradicional e de flor de sal da Ria Formosa.

Diz a lei que onde se produzem alimentos não pode haver poluição. Por que será que na Ria Formosa isso acontece há décadas sem que as autoridades mexam uma palha para acabar com estes crimes e punir os poluidores, há muito identificados?
Para além de crime ambiental é também um crime de saúde pública. Será que os senhores agentes da ASAE,  não sabem destes crimes? Ou têm ordens superiores para fechar os olhos? Como foi divulgado esta semana na comunicação social, estará a Ria Formosa incluída na lista VIP que os agentes da ASAE tem ordens para não fiscalizar?

 


As associações de moradores dos Hangares, ilha do Farol, Ilha da Armona, Ilha da Culatra, bem como todos os cidadãos têm o dever de exigir, o fim da poluição na Ria Formosa.
Na Ria Formosa quando é que o Direito Ambiental Português é levado à prática?


3 comentários:

Anónimo disse...

Só o camaleão é que tem a estima do presidente da CMOlhão,será por o pápá pina macaco ter a casinha na ilha do farol?
Como pode um presidente gastar dinheiro publico na protecção da ilha do Farol que pertence ao concelho de Faro e ao mesmo tempo ser um dos maiores criminosos que existe na ria formosa.
Comete crimes de poluição e de ocupação de terrenos publicos para concorrer a fundos comunitários.
que raio de país é esse que apara essas crimes todos e não lhe acontece-

Anónimo disse...

Então o senhor Terramoto não sabe a quem pertence este empreendimento?
Não diga que não, porque já recebeu toda a informação, basta consultar este assunto durante o tempo que tem sido colocado.

Anónimo disse...

sempre acompanhei o blog. e acho a iniciativa excelente... no entanto os comentários estão a ser alvo de censura! porque é que o administrador não publica todos os comentários? ou só aceita aqueles que lhe convém ? mais atenção... não deixe o blogue cair ... abraço