segunda-feira, 8 de junho de 2015

UM PAÍS VENDIDO A PREÇO DE SALDO!


Na imagem acima, podem ver-se as vastas áreas concessionadas para a exploração de petróleo e ou gaz de xisto e a titulo de curiosidade, os pomposos nomes que puseram a cada uma das concessões, como camarão, ameijoa, lavagante, lagosta, santola e por aí fora, desconhecendo-se se as concessionarias pensam dedicar-se à pesca.
O Brasil, tido como um País onde grassa a corrupção, pelo menos fez publicar uma Lei onde estão claramente definidas as compensações financeiras que cabem às administrações centrais, regionais e locais, como se pode ver em file:///C:/Users/User/Downloads/D00COMPENSA%C3%87%C3%95ES%20FINANCEIRAS%20EXLORA%C3%87%C3%83O%20DE%20GAZ.html . Como no nosso País não há corrupção, é tudo boa gente, ninguém sabe nem ninguém informa daquilo que cabe ao Estado e ao Povo, a não ser que, e em principio será assim: beneficio para o Estado - 0 e prejuízos para o Povo, se houver qualquer acidente.
A extracção de gaz de xisto, tem implicações graves para o meio ambiente, podendo trazer problemas de saúde, contaminação das águas com substancias radioactivas, aumento da actividade sísmica, destruição da fauna e da flora de vastas áreas, e ainda a possibilidade de fuga de hidrocarbonetos.
Toda a costa algarvia a sul ou a poente, está concessionada, chegando mesmo até Sines, para não falarmos do resto da costa portuguesa.
Sendo o Algarve, uma zona onde predomina o turismo, perante a possibilidade de um desastre ambiental, como o que tem surgido nos paragens, a exploração do gaz de xisto pode constituir um serio revés para uma actividade cujo contributo para o equilíbrio das contas externas do País, tem sido de primordial importância. Vai o (des)governo matar a galinha dos ovos de ouro?
Falta ainda saber quantas plataformas serão instaladas em cada um das áreas concessionadas e qual o  respectivo perímetro de protecção, que impede a aproximação de qualquer barco alheio aos trabalhos, o que poderá reduzir drasticamente as zonas de pesca. Quem irá ressarcir os pescadores pela quebra da actividade?
Se o aumento da actividade sísmica originar fendas no edificado, quem indemnizará as pessoas? O Estado? A concessionaria? Os seguros? Nenhum risco foi salvaguardado!
A exploração do gaz de xisto, deverá ter inicio em meados de Outubro próximo e todos os residentes no Algarve se devem mobilizar e opor a mais uma decisão politica que pode destruir a vida de muita gente sem que tenha havido qualquer discussão publica.
Os algarvios, em geral e os do Sotavento em particular sérios motivos para estarem apreensivos quanto ao seu futuro e pior ainda com a venda a retalho e preço do saldo do nosso País.

Sem comentários: