quinta-feira, 9 de julho de 2015

Laranjal apoiado com fundos do PRODER; MATA a fauna e flora da Cascata do Alto do Vigário em Alte! A A.P.A. diz que está tudo legal !




Queda do Vigário: um oásis turquesa.
 Foto retirada daqui
Dizem que a Queda do Vigário (ou Cascata de Alte) que hoje vemos é artificial, mas também dizem que originalmente haveria uma natural, talvez mais pequena. Há também versões divergentes sobre a sua construção - o impulsionador é o mesmo, o 18.º senhor de Alte, Duarte de Melo Ribadeneyra, no final do século XVII, mas há quem diga que quis desviar as águas da ribeira de Alte (concelho de Loulé) para regar o seu pomar e quem diga que o seu objectivo era embelezar o leito de água. Certo é que a obra sobreviveu intacta ao terramoto de 1755 e chega até aos dias de hoje recentemente renovada. São 24 metros de altura, os da Queda do Vigário, a última de uma série de miniquedas de água que se formam na ribeira do Alte, antes de ela se juntar à ribeira de Algibre (em Paderne) para formar a ribeira da Quarteira. De uma parede rochosa avermelhada sai a água que se despenha num lago oval e tonalidades turquesa, rodeado de abundante vegetação - há zona de piqueniques sobre relvados frescos. Antes de chegar aqui e se oferecer para mergulhos como se nas Caraíbas estivéssemos, a ribeira do Alte atravessa a aldeia - que esteve quase a ser considerada a mais portuguesa de Portugal em 1938 e mantém o mesmo rosto típico e tradicional, com as suas açoteias, as chaminés trabalhadas, as cores da terra entre o branco dominante - passando pela Fonte Grande, que mais parece um canal marginado por cantaria que se usa também como piscina, acompanhada por terraços e jardins em degraus (e até um anfiteatro ao ar livre), e pela Fonte Pequena, espaço mais bucólico, navegado por cisnes e patos
Texto retirado do publico on line.
Nota do Olhão Livre: Este texto era noticia dos melhores sítios naturais de Portugal de Cascatas piscinas naturais e outras maravilhas.

Não é por isso de admirar que a C.M.Loulé em2002, tenha  adquirido o terreno que era de particulares e posteriormente tenha feito obras de acesso e criado uma zona de lazer um  parque de merendas e um apoio às actividades dos visitantes.
Era assim,como a foto acima mostra,  uma zona  publica com uma queda de agua com 24 metros de altura,que caia a pique, num lago de grande e rara  beleza, que atraia, não só locais como muitos visitantes a Alte.
Perante a revolta das pessoas nas páginas social, a seca da cascata deu que falar e os orgãos da comunicação social  , foram entrevistar A.P.A,que em declarações ao Sul informação dizem que está tudo legal ,e que a falta de agua na cascata  é por causa da seca.
Diz o responsável da A.P.A. nessa entrevista,  diz que o laranjal é importante porque é apoiado pelo PRODER e assim sendo,  tem licença da A.P.A, para roubar a agua publica da Ribeira, para regar o laranjal privado,  e assim secar a Cascata de agua e o pego do Alto do Vigário.
Será que há legalidade para destruir toda a fauna e flora da zona que devido à falta de agua morreram?
Saberá que havia cágado de carapaça estriada que é uma espécie protegida nesse pego assim como havia peixes que devido à falta de agua morreram,segundo diz António Martins na sua página do f.b:

" Os peixes morreram, a última tartaruga foi salva por uma criança que visitou este cemitério, e os turistas vão-se para não voltarem, depois de se depararem com um buraco seco..."
Será que não que foi um crime ambiental, que aconteceu em Alte, ao desviarem o curso da ribeira para rega de um Laranjal?

Hoje  esses sitio de rara beleza, onde a C.M.Loulé gastou uma pipa de massa de dinheiro publico está assim, completamente seco e por incrível que pareça, com autorização da A.P.A.
A foto em baixo publicada, onde se vê aquilo que pensamos ser um crime ambiental, foi retirada da página do f.b de Antonio Martins
A Agência Portuguesa de Ambiente segundo noticias do Sul informação diz que está tudo legal ,e que a falta de agua na cascata  é por causa da seca.
Não é de admirar que  a   A.P.A. tenha posições ambientais dessa natureza, pois também é  essa mesma  A.P.A. que diz que não há poluição por parte das autarquias de Olhão e de Faro assim como das ETARs das Aguas do Algarve, na super protegida  Ria Formosa.
Assim vai o mau ambiente no Algarve onde a destruição da Natureza é uma constante diária!
O que tem a dizer sobre isso o meia leca do ministro do mau ambiente,sobre a destruição de um bem publico ,em beneficio de bens privados,como é o caso do Laranjal de um ex.presidente da Junta de Freguesia de Alte?
Está on line  uma petição para acabar com o roubo da agua para a rega do laranjal,consentido pela A.P.A.











6 comentários:

Anónimo disse...

Quando é que se acaba com esta gente que escudados nos seus tachos só fazem porcaria,porra isto já está a passar as marcas.

Anónimo disse...

O senhor do Olhão livre acha isto mal, porque é agricultura. Mas já acha muito bem os ilhéus destruirem as ilhas da ria que também são domínio marítimo para andarem a alugar barracas ilegais no verão sem recibos para depois mamarem no fundo de desemprego. Tenha vergonha na cara, e deixem mas é as pessoas do interior orientar a vida também... que ao menos pagam impostos!

Anónimo disse...

A Quinta do Lago uma boa parte também é Dominio Publico Maritimo e a maior parte das mansões, nem impostos (IMI)paga pois são pertença de fundos de investimento.e alugam as mansões não declaram nada.
Esse que roubou a agua é do ps e foi presidente da junta de freguesia e sabe bem como se maneja. fosse um desgraçado e numca lhe davamlicença para tirar agua e aprovar um projecto do PRODER.

Anónimo disse...

o gajo só rouba agua,que seca o pego, pois é do sistema.

Dina Ferreira disse...

O dinheiro infelizmente hoje em dia faz milagres... O dono das laranjeiras deve ser muito pobrezinho coitadinho para ter que usar a água de uma cascata....

Maria Pontes disse...

Quarenta anos de governos liderados e acolitados por gente canalha não bastam a este povo inculto? Entretanto o Pais, a sua riqueza, esvai-se ao sabor dos apetites dos predadores . Nem as "pessoinhas" escapam...