terça-feira, 21 de julho de 2015

OLHÃO: QUEM QUER MATAR A PESCA?

A imagem acima, é um extracto do Relatório da Pesca, elaborado pelo IPMA, e que pode ser consultado em http://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/relatorios/pescas.mar/CampDEPM-PELA-2014.pdf.
Porque estamos no Algarve, emoldurámos aquilo que diz respeito à nossa zona, embora o presente Relatório cubra toda a costa portuguesa e não só.
Como se pode ver, em 2014, o estado do stock de sardinha na costa algarvia, apresentava um nível de abundância médio e na maioria adultos, mal se percebendo que, perante estes resultados técnicos, tivesse sido reduzida substancialmente a cota de captura de sardinha para o presente ano.
Não sendo então, uma decisão técnica, estamos confrontados com uma decisão politica, que mostra por um lado, a forma como a UE se prepara para matar a nossa pesca, e por outro, como o governo português, com a actual ministra da destruição da pesca, nos vendeu aos interesses estrangeiros, que é que verdadeiramente está por detrás da decisão.
E se pelo Relatório de 2014, não havia razões para uma redução da cota de pesca, em 2015, uma nova amostragem, completamente manipulada, vem decretar o fim da pesca da sardinha para 2016, tal a insuficiência da cota que nos foi atribuída.
Aquilo que se passou a bordo da traineira Flor da Beira, fretada para o efeito, com a "perita" espanhola a impor ao mestre da embarcação um rumo fora do mar de pesca, deixava desde logo antever que boa coisa não preparavam. No fundo, a perita espanhola, não estava interessada numa amostragem real, para que pudesse elaborar um Relatório que visa o fim da pesca da sardinha. E porquê? Com a cota decidida para 2016, a frota de cerco vai ficar atada ao cais, lançando na fome e miséria milhares de pescadores, que serão obrigados a abandonar a actividade. Os próprios armadores, quando confrontados com esta decisão, muito provavelmente não vão arriscar mandar os seus barcos para o mar, perante o espectro de não fazerem  sequer dinheiro para o combustível.
Depois de determinar o fim da pesca portuguesa, logo aparecerão outros estudos de molde a aumentar a  cota para a captura de sardinha, mas aí, já pelos espanhóis.
Mais uma vez o governo de traição nacional, vende o ganha pão do seu Povo. Claro que este processo não poder ser dissociado da divida soberana, que pela sua natureza é impagável, e que permite ao directório europeu, não eleito,  tomar as decisões que muito bem quiser e entender quanto aos nossos recursos.
Assim, preparam-se, com a anuência dos partidos da traição, PS;PSD; CDS, criar o Mar Europeu, no fundo o nosso mar a mudar de mãos para os interesses estrangeiros.
Ao Povo e em particular aos pescadores cabe desencadear a luta contra as decisões europeias e do governo português. exigindo a saída do euro e da UE.
NÃO AO PAGAMENTO DA DIVIDA!
NÃO AO EURO! PELO REGRESSO DO ESCUDO!
PORTUGAL FORA DA UNIÃO EUROPEIA!

Sem comentários: