quarta-feira, 4 de novembro de 2015

AUTORIDADE MARITIMA NACIONAL: UM COIO D ALDRABÕES!

No passado dia 23 de Outubro, uma traineira que teve uma avaria no sistema hidráulico do leme, e dado que tinha a proa apontada à praia, decidiu por encalhar suavemente, não pondo em risco nenhum dos seus tripulantes.
Depois dos incidentes verificados com o naufrágio do arrastão Olivia Ribau, na Figueira da Foz, com graves responsabilidades das entidades que incorporam a Autoridade Marítima Nacional, como a Policia Marítima, o ISN e até mesmo da Marinha, desta vez todos se fizeram ao mar, encenando um salvamento quando o que estava em causa era um simples reboque.
A Autoridade Marítima Nacional, depois da indecente imagem deixada no caso Olivia Ribau, aproveitou a oportunidade para emitir um comunicado que mandou para a Lusa, dando conta de um falso salvamento, porque não era disso que efectivamente se tratava.
Na verdade, o mestre da traineira, que também ficou sem sinal de radio e de telemóvel, apenas queria um reboque da traineira para o porto de Sesimbra, nunca estando em causa a segurança de quem estava a bordo.
E porque em momento algum se tivessem sentido em risco, os pescadores não recorreram aos coletes nem à balsa, nem abandonaram a embarcação. 
Foi este grande "naufrágio" que levou a Autoridade Marítima Nacional a emitir os comunicados, dois deles com o titulo Novo naufrágio no mar, salvos 14 pescadores em Sesimbra e um terceiro Estação sala-vidas e Policia Marítima efectuaram salvamento esta noite em Sesimbra.
Convém aqui lembrar que aquando do triste episódio da Figueira da Foz, o ISN dizia não estar de serviço depois das 18 horas. Será que mudou de horário? Investiram mais dinheiro? E também que à Policia Marítima não competia fazer salvamentos, mas participaram neste. E perguntamos nós, se a Policia Marítima receber um alerta de pescadores em risco, acode ou não?
Ou será que os barcos, motas de agua são meros instrumentos da repressão da Policia Marítima. É que se têm os meios mal se compreenderá que fiquem entocados quando, como no caso da Figueira da Foz, o ISN que integra igualmente a Autoridade Marítima Nacional os não tem operacionais.
Mais que aldrabões, são um autentico puteto!
REVOLTEM-SE, PORRA!

Sem comentários: