domingo, 6 de dezembro de 2015

S.O. S. Praia do Castelejo! Senhores do Ambiente, não destruam essa Praia com enchimentos de areia e derrubes de arribas!

Castelejo a Praia Perfeita!

 

 

"Praia perfeita": é com este epíteto que o Financial Times classifica a Praia do Castelejo, em Vila do Bispo, na sua lista de melhores viagens de 2015. A praia destaca-se pela sua quietude, pelos rochedos cinzentos ou pelas ondas, mas toda a costa oeste do Algarve é descrita como os "60 quilómetros mais preservados do Sul da Europa".

 

As palavras são do jornalista gastronómico Paul Richardson, que viajou no verão passado até Portimão, e que começa por dizer que a viagem até podia ter sido uma desilusão do ano. Valeu-lhe a curiosidade de se fazer à estrada até ao Cabo de São Vicente e, a partir daí, descobrir a costa oeste do Algarve, para entrar "num mundo diferente".

 

No artigo publicado quinta feira no site do conceituado jornal britânico, Paul Richardson destaca também as praias da Carreagem, Bordeira, Amado e Arrifana como zonas para os apreciadores de praias reais, apreciadores de praias reais, "sem os banhos quentes do Mediterrâneo e a sua parafernália de espreguiçadeiras, chuveiros e música chill-out".

 

A Praia do Castelejo aparece neste roteiro como a "mais ferozmente bonita", uma praia que faz qualquer um "sentir-se pequeno e impressionado". Paul Richardson enaltece ainda uma "certa solidariedade" entre os poucos banhistas, que ali estão por quererem "algo selvagem e primitivo nas nossas praias". 

 

Nas viagens de sonho de 2015, a Praia do Castelejo aparece lado a lado com o Lago Hourn, na Escócia, com a montanha Koyasan, no Japão, ou com Arkaba, um pequeno deserto da Austrália.

Noticia retirada do In Algarve Online 

Nota do Olhão Livre: Senhores do Ambiente,lá por o Financial Times ter considerado o Castelejo como uma Praia perfeita, não venham agora como fizeram com a Praia Dona Ana destruir esta perfeição!( foto retirada daqui)

 

A Praia do Castelejo sempre foi uma Praia com pouco areal com a maré cheia, mas a sua areia é  tão fina tão fina que parece açúcar em pó, por favor senhores do ambiente não façam o mesmo crime, que tem feitos às mais belas Praias do Algarve, pois o que fizeram foi não resolver os problemas da erosão costeira mas sim destruir os mais  belos areais do mundo, com entulho e cascalho retirado das profundezas do mar.

Deixem-se de gastar dinheiro com obras que o mar passados poucos meses destrói, e deixem a natureza trabalhar.

 O vosso dever é evitarem as construções em Domínio Publico Marítimo, e a impermeabilização dos terrenos junto às arribas,e  todo o mundo,  há muito que sabe que isso, é que é o verdadeiro problema da costa de Portugal


1 comentário:

Anónimo disse...

A rapaziada do POLIS já está a salivar. Perder uma oportunidade de mostrar trabalho?? Há enchimento sim senhor, claro que há. Quem sabe da poda ó palermas?