quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

PESCA DA SARDINHA ENCALHADA!

Decidiu o governo socialista decretar a proibição de pescar sardinha até pelo menos 29 de Fevereiro, para protecção da desova e dos juvenis.
A medida merece o nosso aplauso mas não se diz como vão ser apoiados os pescadores, que já vêm acusando dificuldades à bastante tempo por causa das famigeradas quotas de captura.
Mantém-se a recomendação do ICES, a instituição internacional para a (des)protecção dos mares, que fixa a quota de captura de sardinha Ibérica nas 1600 toneladas para o corrente ano e mesmo este a repartir com os vizinhos espanhóis.
A União Europeia lava as mãos como Pilatos, mandando os governos de Portugal e Espanha entenderem-se na repartição da quota, quando até aqui, estava estipulado setenta por cento para Portugal e trinta para a Espanha.
Os estudos efectuados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontavam para um crescimento do stock de sardinha na ordem dos trinta e quatro por cento, não se percebendo a razão da redução da quota.
Obviamente que também achamos correcta que sejam tomadas medidas de protecção para que os stocks de sardinha não levados à exaustão, mas não é esse o caso, havendo mesmo condições para o aumento da quota de captura.
Mais uma vez lembramos que, antes da "criação" da sardinha Ibérica, a nossa sardinha tinha obtido uma certificação internacional, com rotulo ecológico, devido à forma como era pescada e que permitia separar os juvenis dos adultos.
Já os nosso vizinhos espanhóis dão-se ao luxo de apanhar tudo, adultos mas também juvenis que depois aparecem nos nosso mercados, onde são vendidos livremente. Uma tal política de pesca por parte de nuestros hermanos, conduz inevitavelmente à escassez da sardinha, uma vez que se apanham hoje os juvenis, amanhã não temos adultos. Portanto se alguém não cumpre, são os espanhóis, pelo que só eles deviam ser penalizados com medidas tão drásticas como aquelas que são recomendadas.
Tal não acontece, porque os nossos governos, o actual como o anterior, se prestam à subserviência dos ditames de uma União Europeia que cada vez mais acentua as diferenças entre os países, tal com o faz em relação aos Povos.
Isto é o que faz sermos governados por bandos de traidores. Basta compararmos a situação de um casal em que quem manda lá em casa não é o corno, mas o amante da mulher. Assim são os nossos governantes; corneiam-nos e põem a UE a mandar no nosso País.
Até quando?
REVOLTEM-SE, PORRA!

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa comparação mas, corno qualquer pode ser só que há os bravos que reagem e os os mansos que se acomodam, outros que até gostam.Que grande estucha esses cornudos merecem.