terça-feira, 1 de novembro de 2016

Balsa Cidade Romana situada na Luz de Tavira vai continuar a ser destruida!! A culpa vai morrer solteira?

 Como já alertamos várias vezes a antiga cidade de Balsa  classificada de interesse nacional, está a  ser alvo de mais um ataque brutal, dessa vez por uma empresa espanhola de cultivo de framboesas.
Pela imagem podem imaginar a destruição que  a empresa espanhola fez em terreno protegido do Parque Natural da Ria Formosa e em terrenos de enorme valor arqueológico .

 Resultado de imagem para imagens da destruição de balsa  de balsa romana
Se tal  destruição dos artefactos arqueológicos tivesse acontecido em Espanha  e as autoridades soubesse de certeza que os donos dessa empresa estariam já presos por atentado ao património espanhol!
Como essa empresa decidiu assentar arraiais no ALLGARVE nada se passa, além de ter feito estufas na Zona do Parque Natural onde é proibido o cultivo de estufas impermeabilizando os solos a CCDR levantou o embargo inicial.
A directora actual do Parque Natural da Ria Formosa a engenheira Valentina Calixto, pessoa com casa na Reserva do Ludo, e que está há mais de 20 anos está  em orgãos de decisão no que toca à matéria do ambiente, também nada diz, embora essa zona esteja assinalada no POOC como sitio de protecção ecológica nada diz:, mas também o que terá a dizer uma pessoas que durante anos a fio consentiu, que se roubassem areia da Ria Formosa  para abastecer as centrais de betão, e não só (pois até nasceram autênticas praias ao pé do cemitério de Olhão e lá prós lados da Bordeira),  com a desculpa de estar a dragar o canal de Faro, roubaram as areias do mar santo e colocaram em risco o Edifício  da Estação de Salva Vidas do Farol.
Será que e engenheira Valentina Calixto sabe  eflúvios e detritos agro-industriais em plena Ria Formosa, zona de Reserva Natural, são altamente poluentes?
Para onde vão as caldas venenosas desses tanques que servem para a rega das framboesas cultivadas nas estufas???
Quanto aos doutores da  Cultura e da arqueologia o que pensarão esses génios do saber,  sobre a destruição de Balsa? A direcção da Cultura do Algarve depois de nada fazer dá agora parecer condicionado e diz que tem de se avançar com  nova classificação do local a Norte das estruturas  mais conhecidas,pelo meio vai dizendo que foi muita coisa destruída e que os arqueólogos contratados pela empresa das framboesas estão a fazer um bom trabalho.
Terão feito um concurso internacional  para um estudo sério ou entregaram a alguém do sistema português?
Um bom trabalho ou um trabalho encomendado perguntamos nós?Ou foram escolhidos a dedo?
Porque será que o arqueólogo escolhido vem contestar a petição que está a ser feita de modo a parar o cultivo das framboesas?
Sabendo como funcionam as novas classificações dos sítios arqueológicos, mais depressa fechas, as portas  a empresa de escravatura que explora cidadãos vindos do outro lado do mundo, do que é obtida a nova classificação dos terrenos onde estão as estufas a destruir o património e a poluir zonas de importante  classificação ambiental.
Nomeio disso tudo qual a posição do presidente da CMTavira? Vai consentir essa destruição de tãoi importante património que a TODOS pertence.
Pró ano há eleições autárquicas e há um certo sector de cidadãos tavirenses que não gostam do que se está a passar, é tempo de esclarecer de que lado está o presidente Jorge Botelho.está a favor das estufas e a favor da destruição da destruição do património que resta da antiga cidade de Balsa e ainda é enorme, ou vai ser com o outros presidentes da C.M.Tavira que durante décadas fecharam os olhos à destruição de Balsa?
Entretanto os crimes contra o património parece que não só prescreve como também compensa o melhor é Parar já com o cultivo das framboesas levantar as estufas,deixar de poluir,  e obrigar a empresa a pagar os enormes estragos já cometidos.
Se precisarem de ajuda para localizar  o que resta de Balsa temos no Algarve muita gente que sabe é preciso é não enfiar a Manta na cabeça, e  estudar a sério o que  resta da enorme cidade de Balsa situada em  47 ha da Freguesia da Luz de Tavira.
A culpa vai morrer solteira?



11 comentários:

Anónimo disse...

Obviamente que a culpa vai morrer solteira. Quem quer assumir casamento com coisa tão prostituta?

Anónimo disse...

Esta zona da Balsa tem imediatamente de ser classificada e preservada , de modo a podermos usufruir deste património histórico . As tropelias efetuadas no passado devem ser investigadas ainda que seja apenas para moralmente saber-se quem prejudicou este espaço. Presentemente importa também perceber de que lado estão os eleitos locais... Porque para além da zona da Balsa, a freguesia da Luz de Tavira/Santo Estevão tem mais zonas de estufas, parecendo um mar de plásticos. É isto que querem para esta parte do território do concelho ?? Parece-me que acima de tudo não há uma visão global do ordenamento do concelho.

Anónimo disse...

Sabiam que em Marim estão a fazer um campo de golfe em cima das ruínas de Statio Sacra e ninguém diz nada.
Nem os arqueólogos nem os curiosos.

Anónimo disse...

O silêncio da traição é ensurdecedor.

Anónimo disse...

Queriam que o Vasco fizesse outra coisa a não ser ir contra a petição contra a destruição de Balsa?
O Vasco sente-se o dono do saber e não larga o tacho mesmo que as estufas destruam Balsa ele não quer lá mais ninguém que ele não possa controlar.
Assim vai a arqueologia em Portugal cada um com a sua capelinha.

Anónimo disse...

Será que é verdade que:À Autarcas de Tavira com famíliares trabalhando na administração das estufas e outros que vendem serviços e matérial para as estufas?
A ser verdade não será isso corrupcção?

Anónimo disse...

E tudo isto para criar postos de trabalho para a malta do Nepal, do Paquistão e outros, que vêm trabalhar 60/70 horas por semana por menos de 3 euros por hora.

Anónimo disse...

Postos de trabalho para malta do Nepal, Paquistão etc... porque em PORTUGAL ganha-se mais ficando em caso com os subsídios de inserção etc...porque todos preferem dar trabalho a portugueses (e isto em todos os ramos e sectores) do que a pessoas de fora, mais infelizmente o estado permite este tipo de cidadãos de casa... Em relação ao valores apresentados isso são comentários de pessoas que não têm o mínimo conhecimento do que estão a falar...Agora em relação à construção/ destruição da cidade de Balsa, concordo perfeitamente, passo a citar uma questão que não foi mencionada aqui mas que deve ser exposta, porque mostra mais uma vez que o poder do dinheiro e das CUNHAS ultrapassa em tudo as leis e legislações. Os tanques de reserva de aguas para rega e as estruturas das estufas, ESTÂO, construídos mesmo em cima de uma linha de abastecimento de águas de rega do perímetro de rega do sotavento algarvio, onde está o Parecer da DGADR? Onde está cumprido a faixa de proteção dos tais 5m de cada lado medidos do eixo da conduta? Como é armazenada a água drenada da rega e como é reutilizada e em que cultura? para uma área destas de cultura terão que ter no mínimo um pomar de citrinos com uns 60ha para poderem dar cumprimento à legislação que define esta área como Zona Vulnerável ao AZOTO, e isto acontece porque os sábios da agricultura do velhos tempos deitavam sacas e sacas de adubos directamente nas noras e poços de onde regavam os seus pomares, conclusão? Agora temos os lenços freáticos todos contaminados com AZOTOS e outros... Conclusão, os euros e cunhas valem mais que qualquer decreto-lei, portarias, património e afins... quando esta febre da produção de frutos vermelhos passar estes espanhóis deixam tudo no sitio ao abandono e nós, algarvios que vivemos maioritariamente do turismo ficamos com estas heranças deixadas ao abandono por esses terrenos fora com um impacto visual alarmante para o nosso futuro, espero que criem rapidamente algo que obrigue a estas mega empresas que, após a exploração, sejam obrigados a deixar tudo em condições...

Anónimo disse...

O deputado municipal Marcelino Teixeira do Partido Socialista que tem uma empresa de importação e exportação de frutas foi quem arranjou a empresa espanhola de Huelva para o local da cidade romana de Balsa. Bem se entende porque não fazem nada, fica tudo entre amigos.

Anónimo disse...

Tudo entre amigos e para amigos dos amigos, as leis são para os outros moce. Viva o 25, viva a bela democracia.

Anónimo disse...

Que tal criar um blog tipo Tavira livre