sábado, 7 de janeiro de 2017

Ria Formosa poluida com descarga de oleo de Palma! Porque será que a Marinha não coloca em prática o Plano Mar Limpo? Tem o governo os meios sufecientes para limpar os derrames poluentes que entraram na Ria Formosa?


 As agua da costa da  Ria Formosa e a própria Ria Formosa, estão poluídas com  uma descarga poluente de óleo de Palma.
Segundo declarações  à Lusa, do Capitão da Capitania do Porto de Faro, Cortes Lopes, a mancha de espuma que invadiu as aguas protegidas do Parque Natural da Ria Formosa, é derivada de um despejo de óleo de palma,descarregado em alto mar por  um navio antes de 4 de  Janeiro, dia em que foi detectado a mancha de espuma branca e amarelada que tem dado à costa  nos últimos dias entre as Ilhas da Armona Culatra Farol e Deserta.

Afirmou à Lusa que a Capitania do Porto de Olhão, já encetou as providências para a investigação dos responsáveis pela poluição das aguas marinhas.
foto retirada daqui
http://www.avozdoalgarve.pt/images/resize_detalhes/img2766092821582582018073508528668338657080772614158627n.jpg
O capitão do Porto de Olhão, Nunes Ferreira disse à agência Lusa que hoje os trabalhos de limpeza contaram com 40 elementos da Autoridade Marítima Nacional e da Marinha e observou que está a ser “um bocadinho complicado fazer a remoção” do material porque “se desfaz” e “tem que ser recolhido com algum cuidado”.
“Estamos a trabalhar com as restantes entidades, como as câmaras municipais [de Faro e Olhão], o Parque Natural [da Ria Formosa] ou as associações de moradores [dos núcleos habitacionais das ilhas-barreira] para colocarmos no terreno 150 voluntários, no sábado, e outros 150, no domingo”, disse o comandante Nunes Ferreira.

O capitão do Porto de Faro, Cortes Lopes, adiantou que a limpeza é complexa e “vai demorar muito”, apesar de as autoridades estarem empenhadas em conseguir retirar o máximo de resíduos até à próxima quarta-feira, 11 de Janeiro, para evitar as marés vivas.
“Se estivéssemos perante uma situação deste tipo no continente, as coisas seriam mais fáceis, mas como estamos a trabalhar nas ilhas, a logística é mais complicada porque é necessário transportar materiais ou pessoal para as zonas afectadas e depois o material recolhido”, exemplificou o comandante Nunes Ferreira.

Pronto agora as autoridades marítimas estão assustados a sério, pois  a Poluição da costa das Ilhas Barreira que já entrou nas aguas da Ria Formosa, invadindo regatos esteiros e sapais da  Ria Formosa a poluição desta vez,  veio do Alto Mar.
 Chega de  brincadeiras das denuncias da poluição que desde 2009 vimos denunciando no nosso blog, que são as descargas diárias  dos esgotos tóxicos que diariamente envenenam a Ria Formosa sem qualquer tratamento,nomeadamente a menos de 70 metros da Capitania do Porto de Olhão, como é o caso do esgoto do T que  a C.M Olhão descarrega diariamente e impunemente a o pé das bilheteiras onde se compra os bilhetes para essas Ilhas Paradisíacas.
Porque será que todos os comandantes das Capitanias dos Portos de Olhão, e de Faro,  fazem de contas que a Poluição na Ria Formosa não existe? Será por as escorrências assassinas serem descarregadas nas aguas do Parque Natural da Ria Formosa,  pelos presidentes das autarquias de Olhão e de Faro e pela empresa Publica Aguas do Algarve?
Resultado de imagem para fotos dos esgotos em Olhão

 Mas qual o motivo que não se acciona o Plano Mar Limpo?
Qual o grau  desse P.M.L. que deve ser accionado?
Grau 1 grau 2 grau 3 ou grau 4?
Porque não referem as autoridades marítimas, qual o grau desta poluição no Plano Mar Limpo?
DE referir que as costas das Ilhas Barreira e na Ria Formosa onde a mancha do presumível  óleo de palma deu à costa, é toda ela Rede Natura 2000; Não devia haver desde há muitos anos um Plano para combater toda o tipo de poluição visto a nossa Costa atlântica ser das mais navegadas do mundo?
Será que os 150 voluntários previstos para a limpeza vão chega para limpar o areal,mas e quem limpa  a espuma que já está espalhada nos canais esteiros e sapais da Ria Formosa.Estarão todas as regras de segurança adequadas?
Há  anos os voluntários do petroleiros Prestige que naufragou na Galiza deixou os voluntários que andaram a recolher o grude, cheios de mazelas para o resto da vida.
Será que os culpados dessa descarga oceânica,  ficarão como no caso das descargas diárias  de esgotos não tratados  e escorrências tóxicas das ETARs na Ria Formosa ficarão isentos de culpa?


4 comentários:

Anónimo disse...

para acabar com a merda directa para a ria em olhão não dizem as autoridades marítimas nada porque será?

Anónimo disse...

sabem quantas estaçoes de tratamento têm a saida dos esgotoas a algumas mihas das praias?
Quando fazem o tratamento dos residuos, anulmente, utilizam oleo de palma?
O Estado paga para que a populaçao dita portuguesa seja devidamente informada com o que se
passa.Já se esqueceram que foi com a ultima grande descarga que começou a destruição da
grande produção normal de bivalves e outros no interior da Ria Formosa.E quantos milhares de
postos de trabalho foram destruidos? POBREZA DE PAIS

Anónimo disse...

A poluição já chegou a Olhão a rampa ao pé do Hotel já tinha uma mancha desse oleo de palma.
Imagino como se espalhou pelos esteiros.
irão os voluntários limpar todos os sapais?

Anónimo disse...

então e passados esses dias todos ainda não se sabe quem foram os causadores da descarga do producto tóxico que colocou populares a apanhar toneladas de gordura de oleo de palma?
Ou quem fez a descarga é amigo?