sexta-feira, 17 de março de 2017

OLHÃO: MARINA CRESCE OU NÃO?

Recentemente, António Pina, presidente da Câmara Municipal de Olhão, veio para a comunicação social dizer que ia desistir do alargamento do Porto de Recreio, vulgo Marina.
Acontece que a concessão do Porto de Recreio foi submetida a concurso publico e entregue a um consorcio, que integra entre outros de um eleito pelo PSD, precisamente aquele que mais trabalhou para que a Docapesca fizesse uma intervenção de manutenção e conservação do cais exterior do Porto de Abrigo.
É bom não esquecer que temos por um lado o Porto de Abrigo para a pequena pesca artesanal e por outro o Porto de Recreio, que como o nome indica tem como objectivo o estacionamento náutico de embarcações de recreio.
A concessão do Porto de Recreio, previa o seu crescimento em mais 220 lugares, dos quais 60 resultavam do prolongamento do Porto de Recreio até junto do topo poente do Mercado do Peixe. E os restantes lugares?
Parece-nos por demais óbvio, que os concessionários não vão abrir mão desta importante fatia do bolo sob pena de comprometerem a viabilidade económica do projecto e das perspectivas criadas.
Sendo assim, e ainda que por ora não se levante a questão, a verdade é que tudo se encaminha para correrem com os pescadores da pequena pesca artesanal do seu Porto de Abrigo e mandarem-nos para o Porto de Pesca, que para além de estar completamente degradado, não apresenta o mínimo de condições de segurança para os pescadores, até mesmo para os de embarcações de maior porte.
Para quem conhece o Porto de Pesca de Olhão, sabe que os passadiços de betão são fixos e acima da cota do solo; sabe também que a amplitude media das marés é de três metros, o que obrigará os pescadores da pequena pesca a terem de correr riscos na hora de embarque ou desembarque.
Daqui o poder-se concluir que a Docapesca tem dinheiro para investir na protecção e desenvolvimento da náutica de recreio mas não tem dinheiro para gastar no sector da pesca, afinal a razão de ser daquela entidade.
Curioso é também ver como autarcas do PS e PSD gerem este assunto, porque por um lado afirmam-se defensores dos pescadores mas mais não fazem do que correr com eles de todo o lado. Primeiro correram com eles da frente de mar na Barreta e agora correm com eles do Levante e não vão ficar por aí.
A verdade, é que o desenvolvimento da pesca, e ela é tão necessária, está intimamente ligada às suas condições de trabalho, que no caso do concelho de Olhão são cada vez menores. Senão vejamos, as barras da Fuzeta e da Armona, são autênticos cemitérios, com os pescadores a terem de esperar pelo enchimento das marés para se fazerem ao mar ou a terem de dar uma volta muito maior, aumentando as despesas. E como se isso não bastasse, vem agora os problemas ligados à acostagem e amarração das embarcações.
Competia aos eleitos locais, em primeiro lugar, prover à satisfação das necessidades dos pescadores e  só depois preocupar-se com a criação e desenvolvimento de uma empresa, da qual fazem parte, num claro conflito de interesses entre a sua actividade política e os interesses económicos pessoais ou de grupo.
Com autarcas assim, certamente que o concelho de Olhão prosseguirá a sua lenta agonia, sendo necessário impedir a sua reeleição, posto que já vimos que o actual recuo presidencial não é mais do que um intervalo até às eleições...


5 comentários:

Atento disse...

pronto o silêncio da CDU paga-se não é?

Anónimo disse...

Antes de se saber da construção do hotel houve um grande volume de verbas para modernização
dos portos de pesca dos paises comunitários.Alguns paises já desenvolvidos nesse campo recu-
saram as verbas e essas verbas foram destinadas a outros paises que necessitasse.Alguem soube
e conseguiu trazer o responsável pelas verbas de Bruxelas a Olhão e organizar um almoço dos
tres num restaurante junto à rotunda na saida de Olhão para a Fuzeta.Depois do almoço houve
uma reunião onde está a marina em causa.Foi dito o grande volume de verbas que Olhão podia
receber.O presidente da camara disse pura e simplesmente " NAO"..
Fiquei a pensar que o motivo do não fosse por falta de "barco" que tivesse capacidade para
carregar e transportar tao grande volume de dinheiro.depois soube que ia haver hotel, mas poderia haver tudo em conjunto.
O PS não teve conhecimento de tal situação.Não tenho conhecimento que esta situação tenha
sido debatida em qualquer sessão de camara.

Anónimo disse...

Tá difícil perceber a evidência. Foi assumido pelos pulhiticos que Portugal é ou passa a ser um protectorado de turismo. Pescadores? Só para manter a aparência que se faz alguma coisa na maior área marítima da Europa. Empurra para ali, empurra para acolá até ficarem só para amostra de recordação. Escavacar aos poucos para não dar nas vistas, fazendo festinhas de ternura.

Anónimo disse...

Falem com o Senhor José Apolinário que ele resolve tudo.

Anónimo disse...

Se a Pesca é uma das grandes prioridades do Governo;
Se o Coordenador para as autarquias do Algarve do PS /eleições de 2017)não quer o desenvolvimento das pescas na grande zona de pescas que era o Algarve;
Então que raio de confusão é esta? aguém consegue explicar?