quarta-feira, 22 de março de 2017

RIA FORMOSA: ELEVAÇÃO A PATRIMÓNIO DA UNESCO OU DA CACA?

No passado dia 3, a Ria Formosa, mais concretamente na área da Capitania de Olhão, foi objecto de nova desclassificação das zonas de produção de bivalves, como se pode ver em https://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/institucionais/desp.1851.2017_zonas.pdf.
Das cinco zonas existentes não bastava a zona Olhão 1 senão também a zona Olhão 3 apresentarem agora a classificação C, ou seja a interdição de apanha de bivalves  (ameijoa), devido à enorme presença de coli-formes fecais presentes na carne e liquido intervalar do marisco.
E como já vai sendo habito, o IPMA que é a entidade responsável pela desclassificação, não criou8 nenhuma zona de transposição para onde os viveiristas possam transferir as suas ameijoas. E por alguma razão o faz!
É que a zona ideal para a transposição foi objecto de uma ocupação ilegal pelo presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Pina. O mesmo que se diz perseguido pelo responsável da Agência Portuguesa do Ambiente, que se fosse outro, dando cumprimento à Lei do Domínio Publico Marítimo, retirava-lhe todas as concessões, legais e ilegais.
A desclassificação das zonas de produção resultam do elevado numero de ecoli, provenientes das ETAR e dos esgotos directos. E também, nesta matéria, o perseguidor responsável da APA, tem sido bastante benevolente com o Pina, posto que a monitorização levada a cabo pela APA nos últimos três anos, é revelador do grau de contaminação a que as aguas da Ria Formosa nesta zona, estão sujeitas.
Certo é, que os viveiristas com concessões nestas áreas estão proibidos de exercer o seu direito ao trabalho sem ter qualquer contrapartida ou apoio do Estado, agora gerido pelos camaradas do Pina. Onde anda o mesmo Pina que em Novembro de 2013 dizia t4er 500.000 euros para acabar com os esgotos directos para a Ria?
Quando o Pina dá a entrevista, que pode ouvida em  https://www.mixcloud.com/RUAFM/entrevista-20mar-candidatura-ria-formosa-%C3%A0-unesco-ant%C3%B3nio-pina-pres-cm-olh%C3%A3o-001016/  apelando à colaboração da UALG na candidatura da elevação da Ria Formosa a Património da UNESCO, mais não faz do que t6entar pôr a aquela instituição a branquear a real situação em que se encontra a Ria Formosa.
Não temos nada contra a possível candidatura, mas não podemos nem devemos deixar de ter uma postura bastante critica contra a actuação do Pina, dado que entendemos que primeiro deveria corrigir o que há de errado na Ria, nomeadamente a poluição e só depois avançar com aquela candidatura. A elevação a Património da UNESCO implica um nível de protecção das características naturais que o Pina tem desrespeitado.
E se alguém tiver duvidas quanto a isto, lembramos, ainda a propósito da célebre casa da Ilha da Armona, que a mesma se insere em ZONA DE PROTECÇÃO ESPECIAL, ZONA ESPECIAL DE CONSERVAÇÃO, SITIO DE INTERESSE COMUNITÁRIO, REDE NATURA 2000 e ainda ao abrigo da CONVENÇÃO DE RAMSAR, razões mais que suficientes para duvidar das boas intenções do Pina no que à protecção da Ria diz respeito.
Chegados a este ponto, gostaríamos que nos dissessem que futuro se prepara para os viveiros de ameijoa, tendo por horizonte o final das concessões daqui a cinco anos? Só vão ficar as ostras do Pina e quejandos? Que raio de associações têm os viveiristas que estão calados e nada dizem aos seus associados?

6 comentários:

carlos alberto alves disse...

Esse Pinaante, se houvesse uma investigação séria, tenho a impressão que já
estaria demitido, com eventual emprego como porteiro nalguma delegação do P"S" no Algarve ou, mesmo no largo do Rato, ou em alternativa no xadrez, se bem que isso fosse mais difícil, bem pensamos porquê.
António, tens feito um trabalho extraordinário, denunciando as tropelias desse Pinaante, e mesmo assim haverá gente que em vez de te acompanhar nas duas denúncias, acomodam-se, numa deixa andar comprometedor, quase criminoso, dando a impressão que têm um qualquer entendimento com o Pinaante, o que é muito mau. Força António.

Anónimo disse...

Na dúvida se algum dirigente nacional do partido socialista lê o Olhão Livre e digo "LIVRE" porque não se acomoda e não se deixa corromper, antes denuncia as sucessivas tropelias daqueles que pelo voto democrático das populações agem como autênticos criminosos, desvirtuando com as suas acções o sentido e o sentir daqueles que neles confiaram. Por isso, e porque não sabemos se algum responsável do partido socialista em Lisboa lê o Olhão Livre, sugiro, caro António, que de todas as tropelias que tens vindo a denunciar, envies também, para a sede nacional do partido socialista no Largo do Rato e, de preferência ao cuidado de António Costa, cópia destes artigos e comentários com todas estas denúncias, não vá amanhã o ou os dirigentes nacionais do partido socialista dizer que desconheciam as tropelias do moço Pina a quem querem levar de novo ao colo para a presidência da câmara municipal de Olhão. Não acredito mais na justiça do meu país, isto é cada vez mais um país onde supostamente deveríamos ser todos iguais mas parece que existem alguns que são mais iguais do que outros. Como dizia um programa de televisão: "Deixem-me voltar prá Ilha".

Anónimo disse...

Porque será que a piranha das demolições se transforma numa xôxa de velha com a pinante s.a Há com cada bruxaria nesta formosa encantada que contado nem o diabo acredita.

Atento disse...

Será que a Culatra vai conseguir?

Anónimo disse...

Moces má qe jet ensinar a missa ao padre . Todos os dias a secreta do Costa informa tudo ao pormenor enquanto que o conhecimento dado por outros só será assumido por carta registada com aviso de recepção e mesmo assim só aquilo que convém.

Anónimo disse...

" Há pessoas inteligentes que não são gulosas. Mas todos os gulosos são inteligentes!" A.M.