sábado, 1 de abril de 2017

PS Algarve contra as Portagens da Via do Infante(A22)!

Portagens na A22: “GOVERNO TRAIU O ALGARVE” – Jorge Botelho


DSC_0225
Da esqª p drtª: António Ponce (FOE), Desidério Silva (RTA), Vítor Aleixo (CML), João Vasconcelos (CUVI), Jorge Botelho (AMAL) e Paulo Morais (Assoc.Transpar. e Integridade)
DSC_0235
O II Fórum Algarve /Andaluzia de luta contra as portagens reuniu, este sábado, no Núcleo Empresarial da Região do Algarve (NERA), em Loulé, autarcas e empresários algarvios e andaluzes, sendo que António Ponce, presidente da FOE (Federação Onubense de Empresários) e do Conselho Andaluz da Câmara de Comércio, trouxe consigo uma grande comitiva, representativa das mais diversas áreas. Com sala cheia, a iniciativa da Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI) atingiu os objectivos –  criar uma plataforma entre autarcas e sociedade civil para trabalhar “pelo fim das portagens” na A22, anunciou o edil tavirense e presidente da Associação de Municípios do Algarve (AMAL),  Jorge Botelho, que, ladeado pelo presidente da RTA – Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, e do edil louletano, Vítor Aleixo, reafirmou estar “mandatado pelos 16 presidentes de Câmara do Algarve”, que compõem  a comunidade intermunicipal da região, acusando o Governo de “traição ao Algarve” e seus autarcas ao ter avançado com as portagens na VI sem a prometida requalificação da estrada nacional 125.
DSC_0270 DSC_0266
A iniciativa, parceria da CUVI, NERA e Câmara de Loulé, “foi um sucesso”, reconheceu um dos elementos da CUVI, João Vasconcelos, em defesa de “um consenso o mais alargado possível, que ultrapasse as questões político partidárias”.
Perante o estudo, contendo muitas críticas e acusações à forma como foram constituídas as PPP´s – Parcerias Público Privas,  apresentado pelo convidado de honra do evento, o catedrático Paulo Morais, vice-presidente da Associação Transparência e Integridade, provocando vários bruás entre os presentes com números que apontam para que “o Estado português pague rendas desajustadas e bem acima do custo do serviço e que os contratos integram cláusulas que retiram todo o risco do negócio do setor privado e o colocam exclusivamente do lado do setor público”, foi consensual, igualmente entre os intervenientes da plateia, onde pontuaram os deputados da Assembleia da República, Cecília Honório (BE) e Miguel Freitas (PS), que “a introdução das portagens na Via do Infante está a revelar-se um desastre económico e para a mobilidade, com números desastrosos para o turismo e comércio  no Algarve e Andaluzia”. 
DSC_0281 DSC_0273
Ideia-força sublinhada por Vítor Neto (NERA), Adriano Pimpão, presidente da Assembleia Municipal de Loulé e ex-reitor da Universidade do Algarve, Armando Santana, da Associação de Empresas Rent-a-Car do Algarve, e José Vitorino, líder da Associação Cívica Salvar Faro e antigo edil da capital algarvia, sentado numa mesa contígua à mesa de honra, onde o autarca Vítor Aleixo leu um manifesto, que no final do debate foi dado a assinar aos presentes.
DSC_0240
No documento estão destacados “os prejuízos que a Via do Infante continua a dar ao Governo”, até pela redução de quase 50% do tráfego na VI, com o consequente aumento do trânsito, insegurança e aumento dos acidentes graves na EN 125, com efeitos altamente negativos para o turismo algarvio e menor capacidade de atracção do mercado da vizinha Andaluzia.
Presente no evento, o presidente da Câmara de Olhão António Pina, surpreendeu toda a gente com uma afirmação muito dura: “Estava aqui a ouvir o Dr. Paulo Morais e a pensar numa coisa e se a dizia ou não dizia. Há uns filhos da puta que nos andam a roubar!”, aproveitando para pedir a Paulo de Morais que resumisse as denúncias que fez em Loulé, para que a possa “enviar uma carta junto da conta da água aos munícipes de Olhão”. 


Nota do Olhão Livre: Para que o PS Algarve não nos meta um processo em Tribunal como é hábito do presidente da CMOlhão,  fazer contra alguns autores do Olhão Livre, avisamos todos os leitores que a Noticia embora hoje sendohoje o dia dos políticos,  não é mentira, pois todas as declarações foram noticia no 24 de Março de 2014no Algarpress online.
Porque será que os políticos,para se manterem no poder viram quase TODOS Camaleões?

P.S.(Post Scriptum) : Será que António Pina presidente da CMOlhão,  ainda continua a dizer que há F.D.P. do governo,  que nos andam a Roubar no caso das portagens da Via do Infante? Ou como o governo hoje mudou de cor, hoje  á está de acordo com o roubo? E serão os que hoje estão no governo FDP como ele apelidou os que estavam no poder em 2014?
Será que rasgou a carta que pediu a Paulo Morais  para lhe enviar,  ou Paulo Morais conhecendo a sua ascensão politica,  cagou-se para  o Pina ?

Sem comentários: