domingo, 20 de agosto de 2017

OLHÃO: PINA E ASSESSORES A PRECISAREM DE TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO URGENTE!

No acto de manipulação da contestação promovida pelos ingleses famosos, ao pretender silenciar o protesto dos manifestantes, o Pina, ainda em presidente da câmara municipal de Olhão, chamando a si o protagonismo, proferiu algumas declarações, como se pode ver em http://www.cm-olhao.pt/destaques2/2283-presidente-da-autarquia-tranquiliza-habitantes-da-ilha-da-armona que importa comentar.
Em primeiro lugar devemos dizer, mais uma vez, que o POLIS é o instrumento financeiro para a execução do POOC Vilamoura-Vila Real de Santo António, pelo que os PIR programados para as ilhas barreira estão em conformidade com aquele plano de ordenamento, nomeadamente o Capitulo VI que define as Unidades Operativas de Planeamento e Gestão.
Quando o Pina vem dizer que tem um PIR, omite que para alem de já estar programado, ele tanto admite a possibilidade de alargamento da faixa fora da área concessionada a oeste da Ilha da Armona, tendo em conta o custo-beneficio das demolições a levar a efeito naquela parte da Ilha, como prevê demolições de parte do edificado a nascente da passadeira.
Portanto o que está em causa não é o PIR da Armona mas sim o próprio POOC. Quanto ao Pina deveria ter, antes de autorizar a demolição total e reconstrução com ampliação da casa dos famosos, ter pedido o alargamento da área concessionada, e não o fez. Mais, não podemos nem devemos esquecer que o Pina foi um dos que aprovou o POLIS em sessão de câmara e também que nunca contestou o POOC.
Entre outras considerações, o Pina vem dizer que o tribunal considerou como legal o Plano de Pormenor da Armona, em que tem alguma razão, porque ninguém tratou de pedir a impugnação daquele Plano. 
O Pina é um mentiroso compulsivo! E tanto assim é que a promessa de investir 2,5 milhões na rede de saneamento e modernização da rede de águas é apontada como se ela fosse um indicador da aprovação do PIR, esquecendo que a ausência da rede de saneamento é uma das condições para a renovação da concessão, que está tremida. Mais, o Pina deve andar a delirar e a precisar de internamento urgente já que o valor apresentado para as obras que diz pretender fazer, ficam muito aquém das necessidades, ou seja, trata-se de mais um acto de propaganda eleitoralista.
E prossegue na sua prosa de campanha, tentando enganar as pessoas menos atentas, quando diz:
"para quem já conseguiu alterar a intenção de demolir todas as casas na Culatra,..., para quem já conseguiu que as pessoas que vivem desde sempre na Culatra venham a ter as suas licenças".
Ora o Pina nunca deve ter lido o POOC senão não diria tanta asneira seguida. No Capitulo VI, artigo 84º, alinea b), acerca da UOPG da Culatra pode ler-se: Regularização da situação das edificações existentes.
Ora o POOC já previa a regularização do edificado da Culatra e tinha em conta a manutenção das caracteristicas do núcleo piscatório, para alem de admitir até novas construções para os filhos dos pescadores que nela residissem há mais de dez anos.
Onde poderiam surgir algumas alterações eram nas casas de segunda habitação, um critério duvidoso, e na casa dos espanhóis, compradas em data anterior ao POLIS.
Portanto não venham o Pina, pai e filho armar-se em heróis salvadores da Culatra, não o são nem nunca foram, aliás nunca se pronunciaram sobre aquele núcleo.
A Culatra tem obtido muitas vitorias, porque tem lutado e impõe-se pela sua luta, pela sua unidade enquanto comunidade, Aquilo que fez recuar os governos, o actual e o anterior, em relação a esta matéria  prende-se com a grandiosa manifestação dos barcos a 04/04/2015, em que o pessoal da Culatra mais uma vez mostrou a forma como encara a luta por uma vida melhor.
Quanto ao facto da visita e das conversações com o ministro mentor do POOC, aquele que elaborou os estudos que antecederan a sua elaboração, não passa de mais um acto de campanha, com o ministro a vir em socorro do Pina e não o contrário.
E porque vem o ministro demolidor a Tavira, perante o espectro de novas demolições para breve, perguntamos porque razão os grandes defensores das ilhas não as vão contestar? Têm medo de melindrar o Pina?
INTERNEM ESTE GAJO!

3 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que alguém sabe interpretar o que o pina diz a mentir com todos os dentes que tem na boca.Gastou o dinheiro dos contribuintes Olhanenses na defesa de território que não lhe pertence todo por causa da casa do paizinho, só não diz é que tem perdido os processos nos trbunais.

Anónimo disse...

Como pode alguém que projecta a Armona como a "Quinta do Lago de Olhão" ser capaz de defender os interesses daquela ilha? Via circundante? Muro? ... venha essa planta de saneamento a público e ele que explique que fundos são esses que vai usar para além dos 2,5 milhões previstos ... se o dia 1 de Outubro determinar que ele continua presidente, vai pelo cano (e lá vai para à ria sem qualquer tratamento) a esperança que eu ainda tenho em relação à honra da "nossa gente"!!!

Anónimo disse...

Estou para ver esse saneamento na Armona muitas casas vão ter que mudar de sitio, ou vai ser só para alguma s que é para o ingles ver.