segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

OLHÃO: AREA METROPOLITANA DA CORRUPÇÃO

1- O texto de hoje é composto por uma primeira parte de ficção em que qualquer semelhança com a realidade é de pura coincidência.
Tenho como amigo o presidente da Área Metropolitana de corrupção e preciso de um favor dele, já que estou interessado num terreno para construir, mas que de momento, não posso avançar para a aquisição daquela área.
Então proponho ao meu amigo que por um lado evite que algum outro interessado se possa intrometer e que por outro reserve o espaço para mim. Do alto do seu poder de decisão, o meu amigo pode sempre dizer que naquele espaço não é admitida a construção para fins habitacionais, porque está destinado à produção de caranguejo. Como o dinheiro não é dele, pode contratar com o dono a cedência do espaço por algum tempo, mediante um pagamento qualquer, até eu ter condições para o fazer. E quando estiverem reunidas as condições, eu comprarei o terreno e construirei a meu bel prazer. É óbvio que devo retribuir o favor e como vou encher os bolsos de rebuçados para a tosse, não devo deixar de lhe oferecer alguns, para eliminar o catarro dele.
Não se trata de o comprar mas somente de retribuir um favor com outro favor. Digam lá que não sou grato?
2- Deixando a ficção e passando à realidade, voltamos ao assunto das instalações da Bela Olhão, porque depois do nosso post de ontem, logo surgiram alguns acólitos do presidente da Câmara Municipal de Olhão a tentar desmentir o que então dissemos. Como não podia deixar de ser vamos encarregar de provar o essencial do que afirmámos e nada melhor do que publicar extracto da Planta Síntese do PDM.

Na imagem de cima pode ver-se a área a norte do Porto de Pesca de Olhão, enquanto que na debaixo se pode ver a legendagem da Planta de Síntese.
Utilizando uma régua, pode verificar-se que a delimitação da Zona Industrial do Porto, está em linha com o cais do lado nascente daquele Porto e toda a área no topo norte é urbanizável, uma parte com a classificação de Espaço Urbano Estruturante e outra como Espaço Urbanizável de Expansão, mal se percebendo como é que o presidente vai à Assembleia Municipal dizer que no futuro vai alterar a classificação do solo para o tornar urbanizável, quando já o é.
No entanto acreditamos que não esteja sozinho nessa cruzada, porque tem a sua corte acólitos, jurisconsultos e técnicos habilitados para lhe dizerem que argumentação utilizar, procurando enganar o Zé Povinho.
3- Pina é um autêntico Master Chef e como tal precisa de ter consigo um bom trem de cozinha, tachos e panelas, sem o qual não pode fazer os seus cozinhados. E deles está bem recheado, alguns sem a mínima preparação ou vocação para o exercício dos lugares que ocupam, mas sempre dá jeito ter uns yes man para as aflições.
Também precisa de alguns jurisconsultos e técnicos com o estatuto de mercenários, para estarem sempre ao seu dispor no que concerne ao dar a volta aos imbróglios que vai arranjando.
Uns e outros a ganhar mais do que um medico nos serviços de urgências dos hospitais, mas com os otários do costume a pagarem as mordomias presidenciais.
4- Nestas andanças e fugindo um pouco ao assunto, ainda temos espaço para dizer que os corruptos também se enganam se pensam que a impunidade não acaba, que o diga o técnico detido e proibido de entrar nas instalações da Câmara.
Acordem senão ainda ficam sem os cêntimos que trazem nos bolsos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Já se sabe quem foi o jurista que entrou no concurso da cmo que abriu no verão? Será alguém conhecido dos tachos e panelas para ajudar à festa. Quem faz o papel de instrutor e bufo muito bem é o nicolae, anda nos grupos a dizer que vai reportar as situações, e quando a conversa não lhe agrada, pois todos falam mal da cmo, fica a chorar e diz que vai sair do grupo. É só moços pequenos cagooes e mijoes