domingo, 18 de março de 2018

OLHÃO: PASSO A PASSO, LIQUIDAM-SE OS MERCADOS!

Os mercados de Olhão, têm vindo a perder clientes e operadores, sendo visíveis toldas vazias, a redução de vendedores no exterior aos sábados e também a alteração do funcionamento de alguns estabelecimentos. Nada que incomode os donos disto, que acham natural!
Tanto quanto nos foi dado saber, por estar em idade de reforma, um comerciante de carnes verdes prepara-se para transmitir o seu estabelecimento, desde que lhe façam uma boa oferta. Nada mais natural, mas...
Quanto ao novo inquilino, desconhece-se quais as suas intenções, presumindo-se que o mesmo estabelecimento mude de ramo, o da restauração.
Todos sabemos que à medida que for diminuindo a oferta de certos serviços ou produtos, também se assistirá à redução da procura, até à completa liquidação. E se isto já não era bom, a alteração do uso dos estabelecimentos dos mercados, contemplados no Regulamento dos Mercados de Olhão, que em principio não permitia aquela alteração do, mostra também como a nova administração dos Mercados quer alterar a génese deles, virando tudo para o turismo.
Por outro lado, desde que a nova administração tomou posse que se assiste à contratação avulsa de pessoal, particularmente de fiscais. Consultado o site da Mercados de Olhão, não é possível descortinar o mapa de pessoal, e devia estar publicado, mas enfim, coisas de um Poder opaco. Consultado o portal Base do governo, também não se regista nenhuma contração, nem de pessoal nem de qualquer outra, pelo menos desde 2016, ano da ultima publicação.
Das duas uma, ou o pessoal admitido é contratado e como tal deveria estar publicado no portal Base, ou fazem integram o quadro de pessoal que deveria estar publicado no site da empresa.
Poderão alguns dizer que é uma questão menor, esquecendo que a este súbito aumento de funcionários da Mercados de Olhão,  corresponde um aumento de custos de funcionamento, que necessariamente induzirão ao aumento das taxas dos operadores, que já não estão tão bem como isso tudo.
E nem falamos da cobrança das taxas das esplanadas, que essas ficarão por conta da Policia Municipal a criar, o que poderá levar ao encerramento de muitos estabelecimentos, tal o exagero delas.
Assim, pé ante pé, passo a passo se vão liquidando os Mercados, até à sua completa conversão para fins turísticos. Depois não se queixem que não foram avisados!

Sem comentários: