sábado, 10 de março de 2018

RIA FORMOSA: DRAGA DESAPARECIDA, DRAGA ACHADA!

Há dois dias atrás, alertámos para o possivel o desaparecimento de uma draga de oitenta metros que havia naufragado na Barra da Armona, em Olhão. A draga estava "desaparecida" faz hoje oito dias e ninguém dizia o que se passava.
A situação era tão estranha quanto absurda. Durante a operação, ou tentativa, de resgate da draga, a comunicação social, diariamente, por encomenda ou não, dizia de sua justiça. De repente calou-se!
Com o vendaval do fim de semana passado, a draga deslocalizou-se para aguas mais profundas, e ficou completamente submersa, razão porque logo surgiram rumores sobre o seu misterioso "desaparecimento".
Entendemos nós, que a partir do momento em que um objecto daquela dimensão se deslocaliza, a autoridade marítima tinha a obrigação de emitir um aviso à navegação e divulga-lo o máximo possível junto das comunidades piscatórias locais, pelo risco que podia representar.
Mas só no passado dia 6, é que a autoridade marítima emite o aviso, que reproduzimos na imagem acima, de fraquíssima divulgação e do qual a maioria das pessoas não tem conhecimento. E a sua tímida divulgação só surge depois de o temos denunciado!
Afinal a draga não havia desaparecido, apenas mudou de casa (sitio) e agora é dada como achada!
E como se pode ver no comunicado continua sem qualquer sinalização, apesar de constituir risco para quem ouse navegar na zona. E tanto assim é que a autoridade marítima o desaconselha e recomenda mesmo que seja respeitado um perímetro de segurança com 500 metros de raio.
A autoridade marítima tão ágil a perseguir pescadores e mariscadores e depois tão lenta a reagir a situações de risco, quando quase todos os dias mandam noticias das suas "grandiosas" acções de apreensão de ganchorras de pé, de marisco, de cavalos marinhos entre outras coisas. De facto a vida humana para esta gente tem menos valor que os pequenos delitos que alguns cometem, só que a necessidade de visibilidade, de notoriedade e a vaidade faz com que se divulguem uns aspectos e escamoteiem outros.
Bom mas pelo menos, parece que sabem em que "casa" mora a draga!

1 comentário:

Anónimo disse...

E as 20 toneladas de gasóleo e os milhares de litros de óleo já acharam?