segunda-feira, 5 de março de 2018

RIA FORMOSA: MAIS UMA TRETA SOBRE AS ETAR PARA CONTINUAR A POLUIR!

Segundo o Sul-informação, http://www.sulinformacao.pt/2018/03/reutilizacao-da-agua-tratada-nas-novas-etar-do-algarve-vai-mesmo-avancar/, o secretário de estado do ambiente veio ao Algarve passar mais uma falsa ideia do combate à poluição na Ria Formosa, pensando que engana tudo e todos.
Antes de entrarmos na analise das declarações do dito cujo, lembramos que durante o consolado de Passos Coelho sempre que algum membro do governo se deslocava ao Algarve, logo os chamados ilhéus compareciam a contestar as demolições nas ilhas barreira. Para isso tinham no presidente da câmara Municipal de Olhão a fonte informador aonde se deslocava o ilustre visitante. Como agora o governo é do seu partido e porque não convém movimentos de contestação, a visita de membros do governo passou a ser escondida. Bom, a casa da família Pina está salva e já não é preciso contestar!
Mas aquilo que nos traz hoje aqui é o facto do secretario de estado do ambiente afirmar que vai reutilizar as aguas das ETAR, mas apenas as da Companheira e a de Faro/Olhão.
Há anos que nós vimos reclamando pela reutilização das aguas residuais, tantos que o actual secretário de estado nem sequer era o presidente da poluidora Aguas do Algarve. Ainda assim, mais vale tarde que nunca!
A presente tomada de decisão não acontece por acaso, embora fique muito aquém do desejado. Ela deve-se ao facto de estar em curso um processo que pretende que a Ria Formosa, seja classificada como ZONA SENSÍVEL SUJEITA A EUTROFIZAÇÃO. Classificação que a ser alcançada, obrigará à remoção do fosforo, um processo dispendioso que o Poder político não quer resolver.
Dirão alguns dos costumeiros amigos do actual governo que nós nunca estamos satisfeitos, criticando por ter e não ter cão! Mas temos as nossas razões!
É que se as restantes ETAR da Ria Formosa e os esgotos directos se mantiverem, a reutilização das aguas residuais da nova ETAR serão bem vindas, mas insuficientes para permitir a regeneração dos fundos e das aguas.
Daqui desafiamos o secretário de estado e aos seus defensores, a procederem a uma colheita de aguas das ETAR Nascente de Olhão ou de Faro Noroeste e que a deixem decantar durante quinze dias para verem na quantidade de lixo em que as aguas da colheita se transformam. A partir daí, que cada um ajuíze dos efeitos das descargas de aguas residuais na Ria Formosa, por melhor tratadas que sejam.
Atenção que as ETAR de Olhão Nascente e Faro Noroeste são apontadas como de grande qualidade. Uma mentira!
A figura do secretário de estado é a de um cretino ingénuo que acredita nas mentiras que diz, bastando para isso verificar a taxa de reutilização das aguas residuais que pretende alcançar, limitando-se a um valor residual, quando a meta deveria ser muito mais ambiciosa, particularmente em meios estuarinos ou lagunares, onde se exige a meta dos 100% de reutilização.
Já agora porque o secretario de estado julga que engana tudo e todos, devemos dizer que o volume de aguas residuais da nova ETAR Faro/Olhão permitia a rega de menos de mil hectares de cultura arvense, deixando de fora as horticulas, verdes como ele lhes chama.
Resta-nos a satisfação dos muitos anos de denuncia por nós feitas, da poluição e da reutilização das aguas residuais ser finalmente reconhecida. Mas porque somos exigentes queremos mais, o fim das descargas das ETAR e dos esgotos directos em toda a Ria Formosa.

Sem comentários: