quinta-feira, 12 de abril de 2018

OLHÃO: CÂMARA CADA VEZ MAIS ESCURA!

Um ano depois do cretino presidente da câmara municipal de Olhão ter vindo gabar-se de uma subida no ranking da transparência municipal, eis mais uma recaída do pequeno ditador.
É uma organização não governamental, a TIAC (Transparência e Integridade, Associação Cívica) que procede, a partir da informação veiculada pelos sites das autarquias, quem elabora a tabela da transparência e o respectivo ranking. 
São sete os parâmetros de avaliação: 1 - Informação sobre a organização, composição social e funcionamento do município; 2 - Planos e relatórios; 3 - Impostos, Taxas, tarifas, preços e regulamentos; 4 - Relação com a sociedade; 5 - Contratação publica; 6 - Transparência Económica-Financeira; 7 - Transparência na área do Urbanismo.
A imagem acima, reporta um extracto da folha excell onde se dá conta do ranking dos dois últimos anos e se pode comparar a situação em relação ao ano anterior.
Em 2016, o Município de Olhão ocupava o 126º lugar com um índice de 53,5714 enquanto que em 2017 descia para o 178º lugar, uma descida de 52 lugares, com um índice de 45,88, ou seja menos de metade do que poderia obter se fosse uma autarquia transparente.
Devemos dizer que são 335 os municípios que compõem a lista e Olhão estando situado em 178º lugar, é a prova de que a Câmara Municipal de Olhão não pauta a sua actuação pela transparência, pelo contrário, ela é demasiado opaca.
Também não é por acaso que se dá aquela descida no ranking, pois as eleições autárquicas e as trapalhadas que ocorreram durante 2017, tiveram um peso significativo, o que não incomoda minimamente o pequeno ditador.
Como vai sendo hábito, esta é uma daquelas noticias que os munícipes desvalorizam porque não tomaram consciência da importância destes dados. A transparência é um acto que visa, pelo menos diminuir a corrupção e o impacto que ela tem nas condições de vida das pessoas. Não basta apontar o dedo depois de conhecidos os actos de corrupção mas lutar para evitar que ela ocorra.
A corrupção é um cancro na nossa sociedade e faz parte do sistema político onde sobressaem os grandes interesses económico-financeiros, que estão presentes, particularmente, nos negócios urbanísticos, tão ao gosto do presidente eleito.
Tudo quanto se possa dizer contra o Poder autárquico socialista de Olhão, é encarado como uma mentira, mas a TIAC, que não tem nenhuma ligação connosco, vem demonstrar aquilo que há anos vimos dizendo.
OLHÃO ESTÁ ÀS ESCURAS, NÃO POR FALTA DE ILUMINAÇÃO, MAS PELA OPACIDADE DO PODER LOCAL!

2 comentários:

Anónimo disse...

Mal por mal está muito melhor que outras câmaras algarvias como exemplo Portimão está em 197º V.R.Stº António 238º e Faro no lugar 282º.
Valorizar a Vila do Bispo em 1º juntamente com outra cidade.

Anónimo disse...

Quem legitima, quem consente tal opacidade, tal estado de coisas? Os filhos da pátria sempre se entendem muito bem. Sejam felizes na vossa república.