terça-feira, 4 de junho de 2013

C.M.OLhão responsavél por morte de cágado de carapaça estriada,no Jardim Patrão Joaquim Lopes!

























Por incúria, desleixo, ou pura incompetência, um cágado da uma espécie protegida  (cágado de carapaça estriada), morreu, no Tanque do Jardim Patrão Joaquim Lopes e lá foi deixado a apodrecer durante vários dias.
Já há em tempos fizemos um artigo que os pombos morriam neste tanque,pode ver carregando aqui que outrora teve patos, e agora tem em cativeiro espécies protegidas por lei, também já lá coabitaram tartarugas exóticas,que felizmente e devido a uma nossa denuncia foram retiradas ,não se compreende é como as entidades oficiais deixam a CMO ter espécies protegidas em cativeiro no tanque conspurcado que devido à incompetência das obras tem de mudar a agua de mês a mês.
As obras realizadas nesses tanque foi devido a uma denuncia de gasto desmesurado de agua, por parte da CMOlhão,do Movimento de Cidadania Activa "Somos Olhão"numa conferência do dia Mundial da Agua.

As obras realizadas foram de tal incompetência que gastando uma fortuna em obras e bombas não conseguem que a agua circule e de mês a mês lá vai o carro da ambiOlhão com os técnicos mudar a agua.

Todos sabemos que os cágados são espécies que na natureza são esquivos e que a sua alimentação é à base de plantas, insectos, caracóis, lagostins, anfíbios, peixes e até pequenas aves. Ora sabemos que a CMO pura e simplesmente deitou os cágados para o tanque de aguas estagnadas, e estes sem comida( só a comerem o pão que as pessoas se acostumaram a dar aos patos que antigamente habitavam aquele tanque),de vez enquanto morrem pois já não é a 1ª vez que morrem só que desta vez ocupados em campanhas eleitorais esqueceram-se dos cágados e lá ficou a boiar e a inchar durante vários dias.
Hoje que dia Mundial do ambiente,e sabendo nós como esta C.M.Olhão,continua a tratar mal o ambiente,com as descargas diárias de esgotos tóxicos para a ria, questionamos a CMO quando tira de lá o resto dos cágados, e coloca lá os patos que as crianças que eles tanto falam se habituaram e ir lá ver.
Levaram uma semana inteira a falar da criança( e gastar um dinheirão), mas depois proporcionam às crianças do concelho ver este triste espectáculo?
Quando pensa a CMO contratar, um profissional que perceba da matéria, para colocar as bombas a trabalhar e fazer uma circulaçãode agua a sério de modo a que a agua não fique suja,e putrefacta, devido às micro algas,e às folhas que são arrastadas pelo vento para dentro de agua e entram  em decomposição?
Para uma celebração condigna do dia do ambiente em Olhão, não seria bom a CMOlhão  devolver esses cágados à Natureza, através do RIAS?
P.S.(post scripium)
Já agora quando pensa a CMOlhão, arranjar o baloiço partido, há mais de 6 meses nesse mesmo jardim no parque infantil?

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois ai se ve a incompetencia desta gente pois nem um lago conseguem manter em condicoes .
ainda me recordo de antigamente existir uma gaiola onde as criancao podiam ver galinhas pombos rolas piriquitos etc.. e um lago com carpas cagados e patos ... nao é por nada que o jardim é conhecido como o jardim dos patinhos. mas hoje o meu neto me pergunta dos patinhos? mas nao ha patinhos
sera que é assim tao dificil manter um lago?

Anónimo disse...

NADA É DE ADMIRAR, NESTA C.M, É SÓ VER O QUE TÊM FEITO ÀS "PRETENSAS" LIMPEZAS, NOS JARDINS!!!