sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

OLHÃO: QUE PESADELO!

O texto que se segue é uma obra de ficção, pelo que quaisquer semelhanças com a realidade é pura coincidência, mas pelo menos não nos podem chamar de boateiros.
A noite passada tive dificuldade em adormecer fruto de um pesadelo que me atormentou toda a noite.
Vesti a pele de quem foi eleito com maioria absoluta em todos os órgãos autárquicos, o que me dá a oportunidade de ser um pequeno ditador, impondo o quero, posso e mando nisto tudo.
Recuando no tempo, lembrei-me de que mandara fazer um cartaz gigante a anunciar uma "Requalificação" no género do que a imagem documenta.
É por demais obvio que nunca fora minha intenção fazer tal obra, mas ao anunciá-la estava a conquistar o eleitorado. Para não me poderem imputar a responsabilidade da falta daquela intervenção, pus uma sociedade de capitais publicos, a que vou chamar de Solis, a assumir a execução da obra.
O meu objectivo era de facto criar as condições para correr com a maioria daqueles que em mim votariam da dita Avenida, começando desde logo pelos tendeiros, operadores de Mercados, seja do peixe ou da fruta e quem sabe, provocar uma certa asfixia nalgumas esplandas inconvenientes e deixar aquilo para fins puramente turisticos, tanto mais que vou assegurar um especialista em turismo a trabalhar de borla..
Não fazendo a tal "Requalificação" tinha a necessidade de inventar uma nova situação, promovendo um estudo que me dê o argumento para acabar com o trânsito naquela artéria, permitindo apenas transportes públicos ou de emergência e algumas cargas/descargas..
Como isso poderia acabar com muitos lugares de estacionamento, e já que a hasta publica para venda dos lotes 2 e 3 do Loteamento do Porto de Recreio ficara deserta, aproveito e vendo apenas o Lote 3 e talvez possa fazer um silo automóvel, com restaurante panorâmico no lugar do Lote2.
Então e que fazer com os trastes dos operadores dos Mercados? Talvez fosse melhor comprar uma antiga unidade industrial no topo norte do Porto de Pesca e transferir para ali os Mercados, Perguntarão onde vou buscar o dinheiro? Bom, se vender o Lote 3, ainda que ao preço da uva mijona, arranjo o dinheiro suficiente para isso.
Quero lá saber dos olhanenses! Quero deixar uma marca pessoal, nem que seja destruindo o que de melhor a minha terra tem, e vou fazê-lo.
E levei eu ás voltas com este pesadelo toda a noite, o que dá origem a esta obra de ficção.
No entanto existem algumas coincidências nisto tudo, mas não passam disso mesmo, coincidências! A Solis diz que não tem um prazo temporal para a tal "Requalificação" e de facto não se vê nenhum movimento nesse sentido.
Por outro lado. o chefe do bando de trapalhões algarvios, António Eusébio, ao anunciar os investimentos para a Região contidos no Orçamento para 2018 pronunciava-se sobre um conjunto de projectos da Solis sem nunca referir a bem dita "Requalificação".
Ou seja a "Requalificação" caiu, não passando de mais uma promessa eleitoralista, como muitas outras.
Por outro lado, sabemos que o presidente da câmara, há três dias atrás, esteve a negociar a possibilidade da compra das antigas instalações da Bela Olhão. Mais uma coincidência!
Costumam as pessoas dizer que a ficção antecede a realidade! Será?
Para bom entendedor, meia palavra basta! Que cada um pense o que quiser, mas organizem-se para evitar males maiores.
DIGAM LÁ SE NÃO SOU UM GRANDE DITADOR?

1 comentário:

Anónimo disse...

No meio disso tudo também gostava de saber quando é que começam as obras na escola do meu filho.É a escola nº5, já estão na Paula Nogueira há 3 meses e nem sinal de máquinas. Entretanto disseram-me que a câmara já não vai pedir o empréstimo para as obras! Então onde é que vai buscar o dinheiro. Acho que há por ai grandes buracos.